Cifras e inovações no mercado de tintas

0

A produção de tintas em aerossol nos países da América Latina ocupa o quarto lugar do total da produção de aerossóis na região. Atrás apenas dos produtos para cuidados pessoais, para o lar e inseticidas, que são os mais produzidos e consumidos, as tintas aparecem logo depois, com produções que devem ser levadas em conta principalmente porque nos últimos anos, mesmo a variação tendo sido notável, o setor aponta para um crescimento que, apesar de que não é consistente em alguns países, como um todo, no continente, é significativo.

Por exemplo, em 2014, a produção na Argentina foi de 1.155 milhões de produtos em aerossol, da qual, 1% corresponde a tintas. Por outro lado, no Brasil, o consumo total foi de 3%, com um mercado impressionante de mais de 1 bilhão de unidades.

No Chile, dos 24 milhões de produtos que foram fabricados, 6% corresponderam a tintas; enquanto, no México, dos 529 milhões de produtos fabricados, 8% corresponderam à produção de tinta em aerossol.

Consumo e desejos

De acordo com cinquenta entrevistas que foram feitas no México na saída de lojas de tintas, bem como em lojas que vendem produtos em aerossol, os produtos favoritos pelos consumidores são geralmente esmaltes acrílicos em apresentações de secagem rápida e boa resistência às intempéries, para exteriores e interiores, com acabamentos brilhantes.

As tintas em aerossol que a maioria dos entrevistados gostaria de adquirir são as de esmalte à base de água.

De acordo com o que pesquisamos sobre o desenvolvimento de novos produtos que satisfaçam os desejos dos consumidores de tintas em aerossol, constatamos que uma empresa espanhola especializada no desenvolvimento e na embalagem de tintas em aerossol lançou o Chalk Paint Spray, o primeiro aerossol do mundo de tinta giz à base de água.

Trata-se da Novasol Spray, que se destaca na formulação de aerossóis de tintas e decoração à base de água. A este respeito, a empresa manifestou que estava enfrentando o desafio de chegar a uma fórmula de tinta à base de água com uma grande carga de sólidos e sem o uso dos solventes que facilitem a aplicação das tintas sintéticas em spray.

Cifras-e-innovaciones-en-el-mercado-de-pinturas_1

A formulação à base de água foi finalmente obtida, e Ramón Ferrer, diretor executivo da Novasol Spray, comentou: “Nós queríamos oferecer uma tinta de qualidade que apresentasse as características da base acrílica com as do aerossol, e conseguimos com a Chalk Paint Spray. Isso é uma demonstração do que nos estimula: através da inovação, queremos fornecer novas ferramentas para a vasta comunidade de amadores e profissionais de design e decoração, reforçar a nossa presença no mercado espanhol e oferecer um ponto de apoio para continuar os planos de internacionalização das nossas marcas”.

Isso nos permite pensar que, em breve, a marca estará pronta para entrar nos mercados da América Latina.

As inovações no mercado

É claro que as inovações que são lançadas em tintas em aerossol são muito apreciadas pelos consumidores.

Dessa forma, as novas formulações que são desenvolvidas sempre têm como objetivos apresentar uma secagem mais rápida, melhor dispersão para evitar escorrimento, melhor fixação em diversas superfícies, válvulas que não entopem e uma variedade de texturas.

Além disso, o desenvolvimento constante do setor também busca oferecer resinas, acrílicas, alquídicas, epóxis, poliuretanos, silicones, sistemas à água base, entre outras.

Além disso, também busca oferecer pigmentos de fácil dispersão, metais com partículas de diferentes tamanhos, chips, fotoluminescentes, flakes, sílicas modificadas, cerâmicas, etc.

As tintas em aerossol resistentes a altas temperaturas, como para churrasqueiras e ferramentas, já começaram a ser distribuídas por algumas empresas dos EUA.

No que diz respeito ao desenvolvimento de embalagens e propelentes: sistema 360°, fluxo variável, ampla gama de ativadores, tamanhos de frascos, propelentes e DME.

As texturas para artes decorativas já oferecem uma paleta com uma infinidade de cores, com acabamentos metálicos, glitters, fotoluminescentes, antiderrapantes, poliuretanos para exterior, camaleão, chanfrado frosted glass, e se estima que haverá mais opções em breve. Por outro lado, as tintas em aerossol resistentes a altas temperaturas, como para churrasqueiras e ferramentas, também já começaram a ser distribuídas por algumas empresas dos EUA.

No setor automotivo, também são desenvolvidas formulações resistentes a altas temperaturas, com silicones e resinas cerâmicas, tintas que podem ser lixadas, tintas sólidas e anodizadas para motores, tintas temporais, tintas para vinil, tintas para máscaras de farol, fotoluminescentes, com película de proteção e tintas para para-choques.

No setor industrial, primários industriais e acabamentos anticorrosivos, poliuretanos e epóxis, paleta industrial e sinalização.

Recentemente, foram lançados no mercado de aerossóis, alimentos com tintas metálicas e uma variedade de tintas para confeitaria, que são uma grande inovação.

Tudo isso e muito mais constitui o universo atual das tintas em aerossol, que, em breve, devido ao lançamento de novos produtos, terão mais destaque nos índices de preferência e, portanto, no posicionamento em gráficos e percentagens de crescimento da indústria do setor nos países da América Latina.

Comentarios
Loading...