Alumínio em antitranspirantes

Baixa contribuição para a ingestão total de alumínio em humanos.

O Instituto Federal Alemão de Avaliação de Riscos (BfR) publicou o resultado atual da avaliação de riscos indicando que os consumidores podem absorver compostos de alumínio de várias fontes, incluindo antitranspirantes contendo esse material. Conforme indicado no Parecer da BfR 2019 (045/2019) sobre a ingestão de alumínio, a carga total resultante de todas as fontes de exposição é muito alta em alguns grupos populacionais. Este achado não é afetado pela reavaliação atual da contribuição do cloridrato de alumínio para os antitranspirantes, um grupo de produtos utilizados diariamente. Sua contribuição para a carga total de alumínio é significativamente menor do que anteriormente assumido.

O professor e Dr. Andreas Hensel, presidente da BfR, mencionou que é absorvido significativamente menos alumínio pela pele do que foi calculado anteriormente com base nos dados limitados disponíveis na época. A BFR avaliou a absorção através da pele, ou seja, a absorção dérmica, dos sais de

alumínio pela primeira vez em 2014, e na época, observaram a substancial incerteza científica em torno dos dados e chamaram a atenção para a necessidade urgente de pesquisa. Enquanto isso, dois estudos em humanos foram realizados em 2016 e 2019 para suprir essas lacunas de dados. Apenas estes últimos poderiam produzir achados para apoiar a reavaliação. Portanto, os dados confiáveis só estavam disponíveis cinco anos após a solicitação da BfR para um estudo de absorção de pele cientificamente confiável. Ele disse: «Neste caso, nossa avaliação de riscos atuais também mostra o quão dinâmico o processo científico pode ser em certas questões, e que continua a ser uma questão de reduzir continuamente as incertezas existentes, fechando lacunas de dados.»

Na opinião da BfR:

DOI 10.17590 / 20200813-130651

Novos estudos sobre antitranspirantes contendo alumínio: danos improváveis à saúde como resultado da absorção de alumínio através da pele.

Parecer no 030/2020 entregue em 20 de Julho de 2020

Em 2014, o Instituto Federal Alemão de Avaliação de Riscos (RFF) preparou uma avaliação dos riscos à saúde representados pelos antitranspirantes contendo alumínio. Os dados disponíveis eram inconsistentes neste momento. Como resultado, o Instituto ressaltou a necessidade de mais pesquisas sobre o tema. Foram publicados recentemente dois estudos clínicos que tornam necessário reavaliar a segurança do alumínio em antitranspirantes.

Os sais de alumínio são substâncias ativas importantes em antitranspirantes: bloqueiam temporariamente os poros de suor, evitam a transpiração das axilas. Por também terem um efeito antibacteriano, bactérias que normalmente degradam o suor não têm chance de se espalhar, reduzindo o odor corporal. Cloridrato de alumínio (ACH) é o principal sal usado em antitranspirantes.

Juntamente com os novos estudos de 2016 e 2019, três estudos estão agora disponíveis em voluntários sobre a biodisponibilidade dérmica de alumínio antitranspirante contendo ACH (Flarend et al. 2001; TNO 2016; 2019). Os estudos baseiam-se na medição da concentração de alumínio no sangue e/ou urina. BfR comparou os desenhos do estudo e os resultados desses três estudos humanos, e os usou para preparar uma avaliação de risco. Uma dificuldade em determinar a biodisponibilidade dérmica do alumínio é que deve ser feita uma distinção entre a porção de alumínio absorvida pela pele e a porção de alumínio no corpo que pode ser atribuída à absorção de outras fontes (como alimentos). Como resultado, os três estudos utilizaram formulações contendo ACH que haviam sido rotuladas com o radionuclídeo de alumínio-26(26Al), extremamente estranho.

Todos os três estudos produzem resultados muito diferentes. O valor de biodisponibilidade mais confiável é fornecido pelo estudo de 2019, consultado pela BfR em sua forma original. Para a absorção de alumínio através da pele, determinou uma biodisponibilidade de 0,00192% do quadro aplicado. Este é o valor que a RF usou como base para suaavaliação de risco, aplicando um modelo de cálculo para derivar a quantidade absorvida através da pele.

Resultado: De acordo com o atual estado de conhecimento científico, é improvável que os efeitos adversos à saúde decorrentes do uso diário de antitranspirantes contendo ACH ocorram. No entanto, ao avaliar os riscos à saúde representados pelo alumínio, é de suma importância considerar a absorção total através das diversas vias e fontes de absorção, como alimentos ou produtos contendo alumínio que entram em contato com os alimentos. No entanto, a contribuição dos antitranspirantes contendo alumínio para a carga total do corpo de alumínio é muito menor do que anteriormente assumido.

1 Objeto de avaliação

A BfR preparou uma avaliação de segurança da absorção dérmica de alumínio através de antitranspirantes contendo cloridrato de alumínio (ACH) pela primeira vez em 2014. Desde então, mais estudos humanos foram publicados, que exigiram uma reavaliação do potencial de risco à saúde dos antitranspirantes que contêm ACH.

Em 2014, os dados disponíveis eram inconsistentes. Na avaliação do risco de alumínio em antitranspirantes, a BfR baseou seu trabalho em um estudo publicado pela Flarend et al. (2001): Este é o único estudo humano que investigou a absorção dérmica do alumínio a partir de uma formulação contendo cloridrato de alumínio, o inibidor de transpiração mais comum em antitranspirantes.

Em 2015, a Cosmetics Europe, associação comercial europeia para a indústria de cosméticos e cuidados pessoais, encomendou um estudo abrangente da absorção de alumínio através da pele sob condições de uso. Os resultados deste estudo foram reportados à Comissão da UE em outubro de 2016 e enviados para avaliação à Comissão Científica de Segurança do Consumidor (SCCS). Em relação a este estudo, a Comissão da UE solicitou ao SCCS um mandato de 7 de Março de 2017 (EC 2017) para atualizar a declaração que havia publicado em março de 2014, levando em conta os novos dados. Embora a Comissão da UE tivesse originalmente estabelecido um prazo para esta atualização em outubro de 2017, esse prazo foi transferido para junho de 2019 (EC 2017), uma vez que o SCCS havia solicitado que dados adicionais fossem enviados até novembro de 2018 (SCCS 2017). Enquanto isso, por Ligt et al. Eles publicaram trechos dos dados do primeiro estudo. (2018).

A BfR considera que estudos clínicos publicados recentemente são relevantes para obter uma estimativa realista da exposição dérmica ao alumínio de antitranspirantes contendo ACH. Como resultado, a BfR desenvolveu uma avaliação de risco baseada nesses novos estudos humanos.

2 Resultados

Com base em novos dados humanos sobre a absorção de alumínio através da pele em condições realistas de uso, a BfR conclui que a absorção de alumínio pelos consumidores é consideravelmente menor do que a quantidade originalmente estimada (na avaliação de risco BfR publicado em 2014). Para que substâncias cosméticas sejam consideradas inofensivas à saúde humana, é necessária uma margem de segurança (MS) de pelo menos 100. Dada a menor absorção através da pele de alumínio, o MoS neste caso é de pelo menos 3000. Dependendo do estado atual do conhecimento científico, é improvável que os efeitos adversos à saúde decorrentes do uso diário de antitranspirantes contendo ACH ocorram.

3 Justificativa

3.1 Avaliação de risco
3.1.1 Identificação de perigo

Devido às suas propriedades específicas, o alumínio é usado hoje em tantos produtos e processos técnicos que é o segundo material metálico mais utilizado depois do aço. Em 2019, cerca de 64 milhões de toneladas de alumínio foram produzidas em todo o mundo (IAI 2020).

A comida é uma importante rota de exposição ao alumínio para humanos. O alumínio é um componente natural de muitos alimentos para humanos, especialmente os de origem vegetal (EFSA 2008; Kolbaum et al. 2019). Essa presença de alumínio nos alimentos remonta a uma ampla gama de fontes diferentes. Além dessa prevalência natural, os alimentos também podem ser enriquecidos com aditivos contendo alumínio. O alumínio também pode migrar para alimentos a partir de materiais em contato com alimentos contendo alumínio, como utensílios de cozinha, utensílios de cozinha e materiais de embalagem. O alumínio também é encontrado na água potável, certos tipos de medicamentos e produtos de consumo, como cosméticos. Embora muitos compostos de alumínio não sejam solúveis em água no pH neutro, essa solubilidade aumenta à medida que o pH se torna básico ou ácido.

O Inventário de Ingredientes Cosméticos da UE (CosIng1) lista atualmente 170 compostos contendo alumínio (termo de pesquisa usado ‘alumin’), que poderiam ser usados em cosméticos devido às suas propriedades abrasivas, desodorantes, adstringentes ou outras.

Os sais de alumínio são usados em antitranspirantes como ingrediente ativo para regular a transpiração.

Os sais de alumínio inibem a transpiração porque causam a contração de dutos de glândulas sudoríparas (efeito adstringente). Além disso, esses sais também formam complexos gelatinosos com as próprias proteínas do corpo, que também atuam para bloquear temporariamente os dutos das glândulas sudoríparas. Como resultado, menos suor atinge a superfície do corpo. Os sais de alumínio também possuem propriedades antibacterianas, que eliminam ou retardam o crescimento de bactérias que se alimentam de transpiração, ajudando a prevenir o odor corporal (Blank e Dawes 1960). A maioria dos antitranspirantes baseia-se no uso de cloridrato de alumínio (ACH, CAS no 12042-91-0) desde o início da década

de 1960. De acordo com o Regulamento de Cosméticos da UE (CE) no 1223/2009, a ACH não está atualmente sujeita a quaisquer restrições de uso.

3.1.2 Caracterização de perigo

O alumínio é uma nefrotoxina (altera a função renal promovendo a formação de pedras nos rins ou causando hidronefirose), é tóxico para os ossos e os testículos, e também é uma neurotoxina (causa prejuízo cognitivo) (Dekant 2019; Klotz et para o.2017; Krewski et al. 2007).

O ponto final toxicológico mais sensível para alumínio é considerado neurotoxicidade (desenvolvimento). No entanto, dados confiáveis não estão disponíveis para apoiar uma ligação causal entre alumínio e Alzheimer ou câncer de mama (Drexler 2018; Klotz et al. 2017).

3.1.3 Exposição

O caminho relevante para a absorção de ACH no corpo de antitranspirantes é a pele. Além disso, no caso de sprays antitranspirante, a absorção de alumínio também pode ocorrer por inalação. Três estudos humanos estão disponíveis sobre a biodisponibilidade dérmica do alumínio antitranspirante (Flarend et al. 2001; TNO 2016; 2019). Estudos utilizam toxicolíticos padrão, abordagens baseadas na medição de concentrações de alumínio no sangue e/ou urina.

Esta é uma visão geral dessas abordagens, antes que os detalhes específicos de cada estudo sejam examinados com mais detalhes.

A biodisponibilidade descreve a quantidade de uma dose e a rapidez com que essa porção atinge a circulação sistêmica. A abordagem padrão para determinar a biodisponibilidade dérmica é administrar a substância de teste uma vez dérm (derm) e uma vez por via intravenosa (IV), e, em seguida, colher amostras de sangue em pontos separados ao longo do tempo para reconstruir a curva de concentração do tempo de sangue para a substância de teste. Supondo que a liberação (o volume sanguíneo totalmente ‘esclarecido’ da substância por unidade de tempo) seja a mesma para uma dose administrada dermal e intravenosa, a área sob a curva (AUC) para a curva de concentração do tempo de sangue do tempo t x 0 ao infinito, bem como a dose utilizada (D) pode ser usada para calcular a fração biodisponicionária.

(F) da seguinte forma:

Alternativamente, a biodisponibilidade dérmica pode ser determinada a partir da excreção urinária cumulativa da substância para uma dose administrada dermal e por via intravenosa:

onde Aderm e AIV são as quantidades de substância excretada de t x 0 para infinito, respectivamente. Essa abordagem pressupõe que a proporção de purificação renal em relação à purificação total do corpo é a mesma para a administração dérmica/intravenosa.

Ao determinar a biodisponibilidade do alumínio a partir de antitranspirantes, a quantidade absorvida pela pele deve ser distinguida dos níveis de fundo de alumínio que são absorvidos de outras fontes (por exemplo, ingeridas com alimentos). Para isso, os três estudos rotularam a formulação contendo ACH com radionuclídeo 26Al. Devido à sua menor massa em comparação com o isótopo natural 27Al, concentrações de 26Al no sangue e urina podem ser determinadas analiticamente usando o método altamente sensível de espectrometria de massa acelerada (AMS).

A Tabela 1 apresenta uma visão geral dos desenhos do estudo utilizados nos três estudos humanos Flarend et al. (2001)

Neste estudo, dois sujeitos receberam uma única aplicação de uma solução ACH aquosa marcada com 26al em uma axila cada. O valor aplicado de 0,246 gy 0,230 g da solução ACH a 21% correspondente a 13,3 mgs e 12,4 mgs de 27Al, respectivamente) apresentou atividade medida de 5,6 Bq e 6,0 Bq, correspondendo a uma dose de 26Al de 7,75 ng e 8,31 ng. Nas 3 semanas anteriores à aplicação, os sujeitos não foram autorizados a usar nenhum produto cosmético na região da axila para serem expostos e também rasparam essa área dois dias antes da aplicação. Após a aplicação, a área da pele exposta foi autorizada a secar naturalmente antes de ser coberta com um curativo adesivo (descrito como um grande curativo oclusivo com adesivo na borda do curativo). Nos primeiros 6 dias após a aplicação, o curativo foi removido todas as manhãs e o ACH residual, bem como a camada superior da pele morta, foram removidos por meio de um método de «fita adesiva», que foi realizado duas vezes. A

axila foi então lavada suavemente com lenços umedecidos, permitida a secar naturalmente e depois coberta mais uma vez com um curativo.

Neste estudo, dois sujeitos receberam uma única aplicação de uma solução ACH aquosa marcada com 26al em uma axila cada. O valor aplicado de 0,246 gy 0,230 g da solução ACH a 21% correspondente a 13,3 mgs e 12,4 mgs de 27Al, respectivamente) apresentou atividade medida de 5,6 Bq e 6,0 Bq, correspondendo a uma dose de 26Al de 7,75 ng e 8,31 ng. Nas 3 semanas anteriores à aplicação, os sujeitos não foram autorizados a usar nenhum produto cosmético na região da axila para serem expostos e também rasparam essa área dois dias antes da aplicação. Após a aplicação, a área da pele exposta foi autorizada a secar naturalmente antes de ser coberta com um curativo adesivo (descrito como um grande curativo oclusivo com adesivo na borda do curativo). Nos primeiros 6 dias após a aplicação, o curativo foi removido todas as manhãs e o ACH residual, bem como a camada superior da pele morta, foram removidos por meio de um método de «fita adesiva», que foi realizado duas vezes. A axila foi então lavada suavemente com lenços umedecidos, permitida a secar naturalmente e depois coberta mais uma vez com um curativo.

Por um período de 53 dias após a aplicação, amostras de sangue e urina foram coletadas em pontos específicos ao longo do tempo (Tabela 1). Embora as concentrações de 26al na maioria das amostras de sangue fossem muito baixas para serem quantificadas, foi possível medir 26al na urina durante um período de várias semanas após a aplicação. O curso temporal da excreção urinária cumulativa mostrou que a excreção diária do 26Al permaneceu em grande parte constante durante as duas primeiras semanas e, posteriormente, diminuiu. Durante todo o período de teste, 0,0082% e 0,016% (média: 0,012%) da quantidade de substância aplicada foi excretada na urina.

Como a substância não foi administrada por via intravenosa neste estudo e, portanto, os dados sobre quantidades residuais no organismo após uma dose intravenosa não estavam disponíveis, os autores consultaram informações da literatura. A proporção remanescente no corpo foi estimada a partir de um estudo humano que analisou a injeção intravenosa de citrato de alumínio marcada com 26Al em um voluntário, para o qual 80% da dose e 90% da dose foram eliminados renalmente nos primeiros 7 e 40 dias após a injeção, respectivamente (et al. 1995). Flarend et al. utilizaram-no para derivar um fator de correção de 0,85,

aplicado à razão excretada de 0,012% para derivar um valor médio de 0,014% do valor aplicado pela via dérmica que estava sistematicamente biodispondida.

Uma análise de ataduras, tiras de fita adesiva, solução de lavagem e amostras de urina revelou uma taxa de recuperação de 48% para o sujeito masculino e 31% para o sujeito feminino. Os autores atribuíram a baixa taxa de recuperação às perdas ambientais (ataduras se separaram do pele várias vezes durante o experimento) bem como resíduos retidos como plugues precipitados nos dutos das glândulas sudoríparas.

TNO 2016

Neste estudo, utilizou-se uma formulação marcada com 26A contendo ACH, que foi então engrossada com hidroxietilcelulose da mesma forma que para antitranspirantes comerciais, para alcançar a viscosidade típica desses produtos roll-on (de Ligt et para o. 2018). Esta formulação foi aplicada em ambas as axilas de 12 voluntários. O valor total aplicado diminuiu 1,5 g: corresponde ao percentil 90 da distribuição das quantidades utilizadas na população (CCS 2018), e apresentou radioatividade de 100 Bq, equivalente a uma dose de 26al de 138 ng.

Comentarios
Loading...