A produção de embalagens de alumínio atingiu um novo recorde em 2014

0

Apesar das inúmeras crises políticas e do restrito crescimento econômico em muitas partesdo mundo, os números de produção dos fabricantes internacionais de recipientes de alumínio se movem em uma direção: para cima. 2014 também mostra dados positivos. Após uma série de recordes nos últimos anos, a produção mundial cresceu novamente em 4% alcançando 7,6 bilhões de recipientes. Pelo menos 70% da produção total mundial é para empresas que fazem parte da Organização Internacional de Produtores de Embalagens de Aerosol de Alumínio (AEROBAL).

Gregor Spengler, Secretário-Geral da AEROBAL, localizado em Düsseldorf estava satisfeito com os resultados:

«O alto crescimento em comparação com todos os principais dados econômicos globais mostra a enorme eficácia dos recipientes de aerosol de alumínio no mercado global de embalagens. Além disso, este sucesso demonstra as vantagens do alumínio. A partir disso, entende-se que atualmente, cerca de metade dos recipientes de aerosol no mundo são feitos de alumínio. Por outro lado, as possibilidades de recipientes de alumínio não estão gastas ainda.»

As estatísticas mostram claramente o futuro potencial: em 2014 forneceu 47% dos recipientes nos mercados Europeus e 33% na América do Norte e Sul. A área da Ásia-Pacífico foi a que mais cresceu com 14% do mercado. Economias em crescimento, melhora do bem-estar e aumento das camadas sociais impulsionaram o crescimento na região. O resto dos mercados geográficos dividem cerca de 5%.

«A produção mundial de latas de alumínio começou a crescer em 4 %, alcançando 7,6 bilhões de recipientes.»

Desodorantes e anti-transpirantes

Um em cada dois recipientes de aerosol de alumínio fabricado e utilizado em todo o mundo, é um desodorante ou antitranspirante. Longe dessa estatística, e com uma quota de 10% da receita total estão o spray e mousse de cabelo e de barba e outros produtos cosméticos e de higiene pessoal. No total, cerca de 80% de todos os recipientes de alumínio vão para o mercado de cosméticos.

O setor farmacêutico proporciona 5% dos recipientes de alumínio, o vasto setor de produtos de limpeza atinge 10% e o setor de produtos alimentares, apenas 2% de todos recipientes.

«Isso não precisa ser sempre assim,» disse o secretário-geral da AEROBAL, Gregor Spengler. «Com certeza, os setores médico e farmacêutico irão abrir novas possibilidades com a melhora nos padrões de higiene e a expansão dos cuidados básicos de saúde. Eu também vejo um grande potencial de crescimento com os produtos alimentícios e de limpeza para o lar.» Essas são razões que fazem com que as empresas associadas à AEROBAL olhem para o futuro com otimismo.

Bem, veja o que o presidente da AEROBAL, Giorgio Aliprandi disse: «É difícil fazer previsões com tantas crises políticas mundiais, frágeis mercados globais e flutuações cambiais que reunem riscos adicionais.»

PANORAMA-MUNDIAL-DE-ALIMENTACAO-EMBALAGENS-DE-ALUMINIO-DO-CONTINENTE-2014-port

Maiores Desafios

«Nossas empresas associadas enfrentam cada vez mais desafios com lotes cada vez menores, prazos de entrega mais curtos e uma tendência de armazenamento zero por parte dos clientes. Até agora, temos sido capazes de enfrentar esta situação com flexibilidade e inovação, logística otimizada e melhor produtividade.

Tenho certeza que você também vai ter sucesso no futuro. Novos desafios também trazem novas soluções e oportunidades para a tecnologia inovadora e flexível. No futuro, você pode estabelecer uma tendência para pequenas encomendas e individualização do produto e, assim, cumprir os desejos dos usuários finais, com processos de impressão ou de impressão digital ou de acabamento mais flexível.»

A tendência global em direção a soluções mais leves que apoiem uma sociedade cada vez mais móvel, será importante para os recipientes de alumínio. O metal de alumínio com a sua enorme leveza é, certamente, uma vantagem real. Também em termos de sustentabilidade, os recipientes de alumínio são muito convincentes. Com sua capacidade de reciclagem ilimitada e, portanto, com enormes propriedades ambientais, é um material permanente, importante e valioso para as futuras gerações e para o futuro do nosso planeta.

[separator type=»line» /]
Informações fornecidas pela Organização Internacional de Produtores de Recipientes de Aerosol de Alumínio (AEROBAL), localizada em Dusseldorf.

Comentarios
Loading...