Aromatizantes em aerossol: um mercado que cheira muito bem

0

Se tomarmos como base a criatividade que a indústria tem desenvolvido em torno dos aromatizantes em aerossol, o futuro é promissor. Ainda mais se essa indústria for capaz de descobrir aromas que atendam as necessidades dos consumidores que procuram conforto e bem-estar.

[separator type=»line» /]

Não há dúvida que os aromatizantes são um importante complemento para um ambiente agradável. E quando nos referimos a “ambiente” queremos dizer “tudo”. O que adianta se, por exemplo, na sala da nossa casa, houver poltronas bonitas e muito confortáveis, uma mesa de jantar de madeira fina, com um grande tampo de vidro e chanfradura larga, um lustre moderno e luminoso, o melhor e mais esplêndido tapete, se o cheiro do lugar não for agradável? Ninguém quer ficar em um lugar onde o cheiro não é bom. Talvez por isso as flores tenham sido um recurso extraordinário ao longo dos anos em templos religiosos, em eventos sociais e nos vasos da nossa casa. As flores são bonitas e a maioria cheira bem, mas ter flores o tempo todo, frescas e em bom estado seria difícil e caro, além de trabalhoso.

Os aromatizantes em aerossol chegaram para dar ao mundo uma oportunidade extraordinária de obter, quase instantaneamente, ambientes mais agradáveis. Basta uma aplicação no lugar determinado e o cheiro, e consequentemente o ambiente, terão se transformado.

Los-aromatizantes-en-aerosol-1

As vantagens que os aromatizantes em aerossol oferecem aos consumidores são significativas pois, além de possibilitar a transformação dos cheiros de um lugar, é possível escolher o aroma desejado.

Vantagens para todos

As vantagens que os aromatizantes em aerossol oferecem aos consumidores são significativas pois, além de possibilitar a transformação dos cheiros de um lugar, é possível escolher o aroma desejado. Existem aromas de madeiras, flores, ervas, de frescor, couro e perfumes que podem, inclusive, serem relacionados às épocas do ano, como os clássicos de canela e maçã para o Natal.

Um dos odores que os motoristas continuam procurando é o “cheiro de carro novo”, que já existe em aromatizantes automotivos e em aerossol. Mesmo que o carro tenha cinco anos ou mais, esse odor dá uma sensação diferente, elimina o cheiro de velho e talvez até suba os ânimos. Sem dúvida, os odores influenciam nos ambientes. Mais que isso: nossa maneira de perceber as coisas, os lugares e, claro, a vida.

Três tipos de aromatizantes

Três tipos de aromatizantes se destacam: os naturais, os similares aos naturais e os artificiais.

Os naturais, como o nome indica, são obtidos da natureza, das frutas, das flores, das árvores e dos animais. Geralmente, são substâncias oleosas. Os similares aos naturais são obtidos através de processos químicos e artificiais. Na maioria, são esteres orgânicos.

Por fim, os aromatizantes em aerossol atualmente são produtos que não podem faltar nas prateleiras dos grandes supermercados. Embora sejam contabilizados juntamente com todos os produtos em aerossol para a casa nos índices de produção e venda nos países da América Latina, podemos ter certeza que as quantidades totais não são pequenas e que, em pouco tempo, serão muito maiores. Talvez até mereçam uma categoria separada nos gráficos.

Regulamentações em San Francisco

Temos que levar em conta que a Comissão de Recursos Atmosféricos da Califórnia (CARB/California Air Resources Board) instituiu um regulamento para os aromatizantes em aerossol, limitando o seu teor de Compostos Orgânicos Voláteis (VOC). A partir de 1998, os limites da Califórnia foram adotados pela Agência de Proteção do Meio Ambiente dos Estados Unidos (USEPA /United States Environmental Protection Agency) como uma norma para todo o país.

Los-aromatizantes-en-aerosol-2

Los-aromatizantes-en-aerosol-3

Desde então, uma das formulações aceitas nos Estados Unidos e, portanto, recomendada para a fabricação de aerossóis é a seguinte:

Formulações

Uma fórmula excelente que reúne todos os requisitos dos EUA é a seguinte:

Aromatizantes-em-aerossol-1

Esta formulação foi testada com vários óleos de perfumes na faixa de 0.400 por cento a 2.000 por cento, mas sempre é necessário revisar as limitações estabelecidas pelos “sábios” da CARB, porque frequentemente mudam os limites.

Diversidade de odores

Atualmente, várias marcas de aromatizantes em aerossol competem no mercado, usando como chamariz a inovação nos aromas. Antigamente, só era possível encontrar aromatizantes de baunilha, lavanda e bosque, três clássicos em carros, escritórios, banheiros e casas. Porém, hoje em dia, além do cheiro de carro novo, é possível encontrar aromas tão sofisticados quanto o de “ar puro”, que é mais uma invenção de marketing do que o resultado de uma pesquisa sobre o aroma que o ar puro tem, porque a verdade é que o ar não deve ter cheiro, muito menos se for puro. Mas, o mercado é o mercado.

Aromatizantes-em-aerossol-2

Los-aromatizantes-en-aerosol-6

Atualmente existe uma enorme diversidade de aromas oferecidos em aerossol: morango, jasmim, melancia, piña colada, mamão, bosque, cereja, canela, manga, maçã verde, floral, coco, uva, tropical, primavera, laranja, melão, limão, entre muitos outros de frutas e flores conhecidas e desconhecidas.

Também existem aromatizantes com cheiro de bebê, incenso, goma de mascar, mar, bem como os conhecidos como “eliminadores de odores”, que geralmente cobrem os maus odores, como os utilizados nos banheiros que, com uma única ativação, mudam o odor do ambiente.

Se tomarmos como base a criatividade que a indústria tem desenvolvido em torno dos aromatizantes em aerossol, o futuro é promissor. Ainda mais se essa indústria for capaz de descobrir aromas que atendam as necessidades dos consumidores que procuram conforto e bem-estar. No entanto, é preciso levar em conta as regulamentações e as leis ambientais para que nossos produtos cheguem às prateleiras dos supermercados sem maiores problemas.

Comentarios
Loading...