Aerosol barniz para carrocería e o que precisamos saber sobre este setor

0

Overniz é uma pintura que serve para  nalizar em pinturas. É aplicado no  nal do processo de pintura e sua função é embelezar a superfície com vários acabamentos. Além de melhorar as cores aplicadas, especialmente metálicas, perolizadas ou com efeitos especiais.

O verniz de pulverização sela superfícies e protege as camadas de tintaabaixo. Ambos ouso tem muitas vantagens e neste relatório publicamos as características deste produto que devemos conhecer.

ÍNDICE

1. Características dos vernizes aerossóis 2. Variantes de verniz

3. Não aplicativo

Entre outras coisas, um verniz aerossol fornece resistência química às condições atmosféricas e raios ultravioletas. Além disso, oferece alguma resistência mecânica contra incidentes como atritos, pequenos choques, mudanças de temperatura, etc.

A laca é comercializada em 1 formato de componente (1K) aplicado a spray ou 2 componentes (2K) que geralmente são aplicados com uma arma aerográ ca. Apesar disso, vernizes aerossol 2K já existem no mercado.

1. CARACTERÍSTICAS DO VERNIZ AEROSSOL

Os vernizes em aerossóis são do tipo acrílico e são compostos de resinas termoplásticas e de vinil diluídas em acetato de butil. Os 2K contêm em um compartimento isolado, resinas isótionadas que agem como um catalisador para produzir secagem quando misturam com laca.

Este produto tem muitas vantagens:

• Preço barato acessível aos consumidores.

• Sua aplicação é simples e não requer o uso de ferramentas e instalações especí cas.

• Fornece níveis de brilho e resistência adequados para trabalhos determinados.

• Está disponível com acabamentos brilhantes, acetinados ou foscos.

• Em produtos 1K a secagem é mais rápida.

Apesar de suas características, aqueles que trabalham com este, devem ter em mente as limitações desses produtos, que serão aqueles que estabelecem o limite em que não devem ser utilizados para evitar o reparo e terminar perdendo qualidade.

Os principais limites dos vernizes aerossóis são:

• Acabamentos de menor qualidade em formatos 1K. • Camada resultante da aplicação de menos mícron, em torno de 15-20 mícrons por passagem.

• Geralmente oferece níveis mais baixos de proteção e resistência do que vernizes de arma.

• Não é válido para ser aplicado em grandes superfícies.

• Tolera em menor medida os processos de correção de defeitos que requerem lixamento e polimento mais agressivos.

Os vernizes ou tintas em spray são geralmente fornecidos em latas de 400 ml e têm uma batedeira dentro que permite que os compostos se misturem corretamente e homogenemente. Além disso, algumas marcas incluem dois tipos de pulverizadores, um que imita o ventilador de uma arma, e outro que pulveriza mais concentrado. Padrão linear e outros com padrão esperado Oval, alguns até integram válvulas com distribuidor  ow.

A principal diferença entre tintas 1K e vernizes é sua secagem e endurecimento. Enquanto em tintas 1K ou vernizes sua cura é feita no ar, tintas 2K ou vernizes precisam ser misturados com outro componente para obter uma cura e caz.

Vernizes 1K

Spray barnices em aerosol contendo o símbolo 1K indica que é um único produto componente, ou seja, é dizer, não precisa de outro componente para secagem e endurecimento. Sua composição é baseada em resinas sintéticas,aditivos como  ltros UV e agentes de matizentes no caso necessário, além de alto contenido de solvente e quando aplicado, o solvente das camadas superiores evapora facilmente permitindo que a mistura resina-pigmento dos primeiros mícrons de tinta seque rapidamente. Esse comportamento é chamado «secagem por toque». No entanto, a espessura total da tinta não é realmente curada. Os mícrons internos ainda estão frescos e não cicatrizados devido à lenta evaporação de seu solvente porque as camadas superiores estão secas.

Vernizes 2K

O símbolo 2K indica que um endurecedor ou catalisador é necessário para o processo de secagem e endurecimento. Geralmente sua composição é baseada em resinas de poliuretano e baixo teor de solvente. Antes de aplicar, um tem que realizar que ao misturar o componente A (produto, verniz ou tinta) com o componente B (catalisador) na proporção indicada pelo fabricante. Sua secagem é quimicamente produzida pela combinação molecular de ambos os componentes, resultando em uma estrutura de extraordinária dureza e força. Isso permite que a cura total da espessura da tinta ou verniz seja mais rápida. Neste caso, deve-se considerar que, uma vez que a mistura dos dois componentes é feita, o produto deve ser consumido antes do Pot Life relatado pelo fabricante.

Um dos fabricantes de verniz 2K incluiu um sistema nos aerossóis, que, com um golpe no gatilho, consegue baixar a posição do caule, perfurando uma camada que libera o catalisador e causa a mistura desses dois produtos.

2. VARIANTES DE VERNIZ DE AEROSOL SPRAY

As latas de spray não têm uma ampla gama, como vernizes 2K aplicados na pistola. As cualidades que são mais distinguidos em vernizes aerossóis são:

• Os 1Ks de uso geral são usados para fazer retoques curtos no corpo ou para envernizar pequenas peças curtas

• Os 1K com melhores qualidades, são para aderir corretamente ao policarbonato para melhor conservação em termos de luminosidade re etida, níveis de opacidade e qualidade  nal obtida.

• Os 2K destinados a proporcionar maior qualidade e resistência ao reparo realizado.

3. NA APLICAÇÃO

Para fazer uma boa aplicação desses vernizes você tem que seguir com um procedimento:

• Considere o tempo de evaporação da base de cor fosca de nida pelo fabricante antes de aplicar o verniz aerossol. Se aplicado em um substrato não pintado com cor, a superfície deve ser livre de óxidos, graxas, poeira e sujeira.

• Use equipamentos de proteção: roupas de trabalho, sapatos de segurança, máscara a vapor, óculos de proteção e luvas nitrilos.

• Os vernizes ou tintas 2K, contêm dois compartimentos, em um vem o catalisador e no outro o verniz. É atingido vigorosamente no ativador e perfurado dentro de uma cápsula, permitindo a mistura de ambos os produtos. O consumidor pode aplicar o verniz já com catalisador.

• Se o verniz for aplicado a um plástico ou farol restaurado e não forade spray especí co, um promotor de adesão deve ser aplicado à superfície.

• Deve estar aguardando o tempo de evaporação indicado pelo fabricante do primer de plástico para passar.

• O verniz deve ser dobrado de acordo com as instruções do fabricante, levando em conta as regras básicas de pintura. Será necessário aplicar duas ou três camadas, com seu tempo de evaporação correspondente entre elas, de modo que a primeira não seja muito carregada, e as subsequentes sejam. Isso torna o verniz mais suave e esticado, evitando o aparecimento de casca de laranja. Em aerossóis de componente único, a panela deve ser invertida e o pulverizador pressionado para limpar a válvula

• Espere a que seque.

• Finalmente, o acabamento deve ser veri cado quanto a defeitos de pintura e corrigido.

Tintas de spray ganharam terreno em certos trabalhos. Dentro desse crescimento, o surgimento de produtos monocomponentes e bicomponentes que melhoram as características das latas de spray tradicionais ampliam a gama de aplicações desse formato, melhorando substancialmente a resistência do produto e a qualidade obtida.

Comentarios
Loading...