Aerossois com rótulo

0

[pullquote right]Informações reunidas a partir da conferência intitulada “Inovações em rótulos para recipientes de aerossois” fornecidas por Víctor Rodríguez, Gerente Comercial da Quality Assured México[/pullquote]

As vantagens de se rotular um recipiente vão mais além de uma bonita apresentação. A mensagem gráfica e o texto são vitais para envolver e persuadir o comprador, levando-o a se decidir por um determinado produto.

Também é um instrumento que facilita a gestão logística ao permitir a impressão do código de barras e de informações importantes para o bom uso do produto, bem como de sua formulação e os possíveis riscos e precauções.

E talvez um dos elementos mais importantes oferecendo a oportunidade para destacar a marca com um desenho inovador e atraente.

No que se refere aos recipientes metálicos, em geral estes são litografados com tintas e grafismos de alta qualidade (com técnicas realmente inovadoras), que resultam em verdadeiros imãs para os sentidos do consumidor, embora com este procedimento não seja sempre possível incluir todas as informações sobre o produto, ou em alguns casos, nem sequer se consegue ler corretamente os textos impressos nos recipientes devido ao tamanho pequeno da letra.

Nesse caso, existe a possibilidade de se utilizar rótulos que aderem ao corpo do recipiente, que além de revestir o aerossol, podem fornecer mais dados importantes ao consumidor além dos dizeres legais correspondentes e ocupar mais espaços disponíveis para este fim.

Vantagens e características

[pullquote right]A rotulagem é um i nstrumento logístico que inclui a impressão do código de barras e das informações para uso do produto, sua formulação, riscos e precauções.[/pullquote]

Na indústria do aerossol, é comum o uso da litografia, embora seja um processo que leve tempo para sua elaboração e secagem. Cabe destacar que no início da indústria dos recipientes metálicos, esses recipientes utilizavam rótulos de papel que aderiam ao metal por meio de adesivos e foi só no século passado que se passou a utilizar a litografia para substituí-los.

Hoje existem avanços em matéria de rótulos que oferecem diversos benefícios ao fabricante de recipientes e ao produtor do produto final, em que se destacam as seguintes características:

  1. Graças ao uso de recipientes metálicos standards se reduz o estoque ao se eliminar os recipientes com litografias exclusivas de uma marca, já que o rótulo adere a qualquer recipiente, motivo pelo qual é possível ter em estoque apenas recipientes metálicos genéricos.
  2. As mudanças na linha de produção são mais rápidas, pois não é necessário substituir o recipiente metálico litografado por outro com um desenho diferente, só é necessário mudar os rolos de rótulos, o que é um processo simples e dinâmico.
  3. O processo de produção do rótulo é bem rápido e é aplicado em menos tempo em comparação ao procedimento da litografia.
  4. Os rótulos podem ter uma alta qualidade de impressão, podem usar mais cores e oferecer mais informações ao usuário final.

Rótulos Roll-Fed

A indústria de recipientes utilizou rótulos de papel ao longo de sua história, mas estes evoluíram para uma tecnologia que substituiu a celulose por películas de plásticos diferentes que aderem por calor, evitando o uso de adesivos (chamados unsupported), os quais são ideais tanto para volumes de produção altos como baixos.

São várias as películas empregadas para estes rótulos, entre as quais se destacam o polipropileno biorientado (BOPP) em cores diferentes, destacando-se o branco e os metalizados ou o polipropileno (PP) também em branco, metalizado ou transparente. Também se incluem as películas holográficas de alto impacto visual.

Nos materiais mencionados, as películas são apresentadas em combinações de acabamento mate, brilhante e metalizado para realçar o desenho do rótulo e, portanto, a comunicação gráfica do produto.

uso desses rótulos se diferencia por oferecer uma grande variedade de encolhimento (de até 30%) para recipientes metálicos de parede plana ou com gargalo descendente. Podem ser elaborados com películas de uma só camada ou laminadas com uma espessura mínima de 1,1 milímetro.

O uso dos rótulos Roll-Fed é recomendado para lançamentos rápidos no mercado, além de oferecer a oportunidade de se utilizar 100% do espaço total das paredes do recipiente ao se obter uma cobertura de 360°, com impressão em até 10 cores.

Inovações em rótulos

Atualmente existem várias inovações para os rótulos RollFed, entre as quais se destacam os Roll-Fed ECL, que são elaborados com um ou mais materiais unidos em forma de livro com várias páginas, os quais originalmente só estavam disponíveis em rótulos com base autocolante, sendo que agora já é possível encontrá-los em Roll-Fed.

Este produto tem a particularidade de oferecer mais informações com relação ao aerossol, o que uma litografia convencional não pode proporcionar. O ECL é formado por uma ou duas páginas impressas com alta qualidade e em cores.

Qualidades dos Roll-Fed

Os rótulos Roll-Fed são uma tecnologia que não exige adesivos para que sejam colados às paredes de qualquer recipiente, independentemente da forma deste. Por esse motivo, oferecem uma grande oportunidade para a comercialização do produto, abrangendo um espaço de 360°.

Devido à natureza dos materiais e do rolo do rótulo, não exigem apoio na linha de produção para sua aplicação ao recipiente; some-se a isso o fato de que são considerados uma alternativa que respeita o meio ambiente enquanto opção de rotulagem.

O rótulo simples é formado por uma ou duas páginas de impressão, enquanto o rótulo duplo é formado por três páginas. Com este avanço se garante até 100% mais espaço para que seja incluído conteúdo relevante para o consumidor.

Para recipientes metálicos de parede plana ou com gargalo descendente (cônico) é possível realizar a impressão pelos dois lados sem aumentar a quantidade de material do rótulo. No caso da camada dupla com três páginas, a quantidade de material dobra, o que faz com que o espaço para imprimir a informação seja ampliado em até 200%.

Características do Roll-Fed ECL

Os rótulos Roll-Fed ECL podem ser abertos de 10° a 350° e não é necessário um maquinário especial para sua incorporação, uma vez que se ajustam ao equipamento atual de rotulagem para Roll-Fed, sem reduzir a velocidade de produção.

Seu uso pode ser personalizado, as folhas impressas são fáceis de abrir, fechar e voltar a selar. É possível fazer desenhos com janelas (material transparente) para promoções, com abas que facilitam a abertura da página e com tingimento interno na base.

Como se demonstrou no presente artigo, o uso de rótulos de última geração pode ser mais uma opção para tornar mais atraente o recipiente e para oferecer mais informações ao consumidor, o que acaba sendo vital tanto para incentivar a decisão de compra do produto como para o bom uso do mesmo.

Usos mais comuns para os rótulos Roll-Fed ECL

  • Integração de informações regulamentares, quando são extensas.
  • Inclusão de instruções e dados de segurança defíceis de ler.
  • Aumento da exposição da marca.
  • Ajudar a reduzir os estoques de embalagens complementares.
  • Lançamento de um novo produto.
  • Úteis para exportação para vários países com idiomas diferentes.
  • Promoções.
Comentarios
Loading...