Novas fórmulas para protetores solares

0

De acordo com os avanços sobre o conhecimento dos efeitos da luz solar sobre a pele, foram criadas novas fórmulas e foram ampliados os limites das películas de proteção, que agora variam da que só evita queimaduras até a que reduz consideravelmente a possibilidade de que se desenvolvam melanomas ou câncer de pele.

Nos últimos 35 anos, o câncer de pele cresceu tanto que a sua taxa de incidência triplicou. Por isso, a proteção solar é agora uma importante estratégia de saúde e, portanto, uma recomendação imprescindível dos dermatologistas. Dessa forma, a necessidade de protetores solares eficazes tem crescido em todos os países do mundo.

A tendência, de acordo com a empresa Akzo Nobel, fabricante de suprimentos para produtos de uso pessoal, atualmente os produtos de proteção solar não devem ser apenas isso, mas também possuir outras características:

  • Hidratantes
  • Antioxidantes
  • Não pegajosos
  • Não gordurosos
  • Sem cheiro.

Além disso, deveriam oferecer loções em aerossol, em embalagens com novos formatos e com spray contínuo ou em mouse.

A popularidade dos produtos para a proteção solar têm crescido. Dessa forma, existe uma demanda cada vez maior por produtos em aerossol e à base de etanol, devido às seguintes vantagens que oferecem:

  • Aplicação rápida.
  • São fáceis de usar.
  • Incentivam o uso regular e frequente.
  • Oferecem maior resistência à água, sem emulsionantes.

Neste caso, o Dermacryl® 79 Polymer é o polímero ideal para a formação de uma película de maior uso em produtos de pulverização contínua.

Nos últimos 35 anos, o câncer de pele cresceu tanto que a taxa de incidência triplicou. Por isso, a proteção é agora uma importante estratégia

De amplo espectro

A Administração para Alimentos e Drogas dos Estados Unidos (Food and Drug Administration-FDA) considera que só os protetores solares que passam nos testes de proteção contra raios UVA e UVB podem ser considerados de “amplo espectro”.

Todos os protetores solares oferecem proteção contra os raios UVB, que são a principal causa de queimaduras de sol, mas tanto os raios UVA quanto os UVB contribuem para o surgimento do câncer de pele e envelhecimento precoce da pele produzidos pelo sol.

Novas-formulas-para-protetores-solares-1

De acordo com Reynold Tan, cientista da Divisão de Desenvolvimento de Regulamentações sem Receita da FDA, os protetores solares de amplo espectro com um Fator de Proteção Solar (FPS) de no mínimo 15 podem ajudar a reduzir o risco de câncer de pele e envelhecimento precoce da pele produzidos pelo sol quando usados como uma medida de proteção solar. “Esperemos –acrescentou– que os consumidores usem esta informação para fazer
boas escolhas ao comprar esse tipo de produto”.

De acordo com a regulamentação final da FDA, os produtos que passam no teste correspondente podem ser rotulados como “de amplo espectro” na parte da frente do produto.

A FDA adiciona que os protetores solares que não são de amplo espectro, ou que não têm um FPS de no mínimo 15, devem colocar o seguinte aviso: “Alerta de câncer de pele/envelhecimento da pele: Permanecer muito tempo ao sol aumenta o risco de câncer de pele e de envelhecimento prematuro da pele. Este produto tem mostrado que só evita queimaduras de sol, não câncer de pele nem envelhecimento precoce da pele.”

Além disso, as regulamentações da FDA agora exigem que, se o rótulo da frente de um produto anunciar que é resistente à água, deve especificar se protege durante 40 ou 80 minutos, enquanto se está nadando o transpirando. Por outro lado, os fabricantes não podem mais afirmar que os seus protetores solares são “à prova de água” ou “à prova de transpiração”.

Os produtos não podem mais ser identificados como “bloqueador solar” nem afirmar que oferecem proteção instantânea nem proteção durante mais de duas horas sem a necessidade de reaplicação.

Novas-formulas-para-protetores-solares-2

Requisitos de formulação

Conforme o exposto acima, é necessário levar em consideraç o que as formulações incluam:

  • Película de proteção solar uniforme.
  • Interação mínima entre ingredientes ativos e inertes.
  • Alta durabilidade.
  • Boa resistência à água.

Recomenda-se observar que os consumidores costumam acreditar que os protetores solares têm propriedades estéticas negativas; portanto, é preciso levar em conta que o alto nível de ativos pode contribuir para uma sensação gordurosa. Também é preciso levar em conta que os consumidores têm a percepção de que muitos produtos à base de álcool ressecam a pele.

Película impermeável

Dermacryl®2.0 é uma película de impermeabilização projetada para permitir que os formuladores enfrentem os crescentes desafios que surgem para a concepção de produtos de proteção solar à base de etanol.

Para os aerossóis de bomba e géis, os polímeros Dermacryl® 2.0 são de grande ajuda para criar produtos que ofereçam FPS alto, aplicação uniforme, boa durabilidade e resistência à água, além de oferecer propriedades estéticas agradáveis. Os testes de desempenho do Dermacryl® polímero 2.0 têm mostrado que permite um maior FPS (estático e VWR) em ambos os sistemas, FPS 30 e FPS 50 +. Oferecem excelentes propriedades de formação de filme resistente à água e de barreira, bem como baixa aderência. Com o polímero Dermacryl ®2.0, os formuladores podem criar protetores solares de amplo espectro, devido ao seu alto FPS à base de etanol, de longa duração, sem brilho e não pegajoso.

Novas-formulas-para-protetores-solares-3

Novas-formulas-para-protetores-solares-4

Novas-formulas-para-protetores-solares-5

Comentarios
Loading...