Segurança na câmara de gaseificação (segunda e última parte)

0

Ao utilizar hidrocarbonetos ou outros propelentes inflamáveis (HAPs) para a o acondicionamento de produtos em aerossol, é absolutamente necessário fazê-lo em locais com ventilação adequada, como ressaltado na primeira parte deste artigo que apareceu no número anterior da revista AEROSOL, que discutiu a questão da gaseificação em interiores.

Esta segunda parte trata de gaseificação ao ar livre, onde o vento, como um fenômeno natural, fornece a ventilação adequada, que é um dos elementos mais marcantes na abordagem ao desenho de uma fábrica de enchimento cujas características são expostas a seguir.

Há seis pontos a serem considerados antes de se abordar a questão da criação de uma sala de enchimento:

  1. Ao ar livre quer dizer exatamente isso, por isso é essencial que a câmara de gaseificação tenha apenas uma ou duas paredes sólidas, no máximo. Pode haver uma que corra paralela ao resto da fábrica e, em casos isolados, outra parede lateral.Não devem existir outras paredes, equipamentos, tanques ou obstáculos de qualquer natureza que possam interromper o fluxo natural do vento e permitam concentrações de gás.É igualmente importante notar que, como não há controle sobre a circulação de vento e, portanto, também não há controle sobre o escape do gás, não deve haver nenhuma fonte de faíscas ou fogo próxima. O limite de distância recomendado é de 8 metros, ou seja, a cabeça de gaseificação, a bomba e tanque de armazenamento devem estar a essa distância do pavimento, estacionamentos, áreas de manuseio de materiais, sistemas elétricos, bombas, compressores ou câmaras de caldeira na área.
  2. Por vezes, são feitas aberturas na parede da fábrica para transportadores ou rampas que se utilizam para o transporte de latas. Se não houver aberturas na parede, a mesma parede externa da fábrica principal pode ser utilizada para a câmara de gaseificação. Porém, se houver aberturas ou portas, deve haver uma distância mínima de um metro entre a parede e a fábrica principal. Esta é a única parede de física na câmara de gaseificação. Com essa precaução, é evitada qualquer introdução de HAPs através das aberturas em ambas as paredes ou portas por onde as latas entram e saem da câmara de gaseificação. Além disso, as aberturas devem ser feitas do tamanho mínimo para permitir a passagem dos transportadores ou rampas, no caso de este processo ser manual.
  3. É altamente recomendável usar um único equipamento, manual ou pneumático em uma câmara de gaseificação, mas se isso for impossível, deve-se usar uma instalação elétrica à prova de explosões.Tanto os equipamentos manual e pneumático devem ter a mesma vantagem que oferece a ventilação natural. Ou seja, não é necessária manutenção ou inspeção para estar seguro.Se for utilizada uma instalação elétrica à prova de explosão, é extremamente importante que uma pessoa de alto nível em questões de segurança esteja encarregada das inspeções contínuas. Isto irá assegurar que a manutenção seja adequada e, portanto, a fábrica não seja exposta a risco de explosão.
  4. A construção da câmara de gaseificação em si, pode ser colocada contra a parede principal da fábrica, caso não existam aberturas ou portas, a uma distância de três metros, ou seja, deve haver uma parede sólida (tijolos de cimento) paralela à fábrica principal. As outras três paredes devem ser malha de arame grande, completamente abertas para a circulação do ar. O teto deve ser feito de material plástico ou outro material leve e deve abranger numa extensão suficiente para impedir a entrada da chuva na diagonal (2,5 a 3 metros).
  5. Em alguns casos, é possível construir uma câmara de gaseificação a um nível acima do chão. Isso permite a dispersão de uma fuga de rotina quando chega ao nível do solo. Caso contrário, haveria um acúmulo de HAPs nas bordas da sala de enchimento, de tal forma que o ideal é que exista uma separação entre o solo e o piso da sala.
  6. Deve-se fazer todos os esforços para evitar faíscas, como explicado em um parágrafo semelhante no caso do interior de gaseificação. A máquina de gaseificação, as paredes de rede de arame e portas, bem como correias transportadoras, etc. devem estar aterradas para evitar cargas estáticas que podem causar faíscas. O solo deve ser antiestático ou anti-faíscas, ou se de for de concreto, como geralmente acontece, deve ser tratado com uma resina antiestática ou ser revestido com borracha para evitar faíscas.
Câmara de gaseificação com dois lados. Tem ventiladores à prova de explosão.
Câmara de gaseificação com dois lados. Tem ventiladores
à prova de explosão.

É altamente recomendável que seja feito apenas o trabalho de gaseificação dentro da área.

Um excelente câmara de gaseificação no México.
Um excelente câmara de gaseificação no México.

Projeto básico de uma câmara de gaseificação ao ar livre

  • A câmara de gaseificação ao ar livre pode usar a parede da fábrica como sua parede de resistência, caso não existam aberturas ou portas a uma distância de três metros a partir de onde se realiza a gaseificação.
  • Se existirem portas ou aberturas para rampas ou transportadores, deve-se construir uma parede sólida de aço ou de alvenaria, pelo menos a um metro de distância a partir da fábrica principal, paralela à parede da mesma fábrica.
  • Para uma câmara de gaseificação ao ar livre com uma parede sólida, o piso deve ser de 5 por 7,5 metros, de acordo com o que é recomendado.
  • O teto deve ser inclinado e as medidas corretas devem ser de 10 por 7,5 metros, de plástico ou de outro material laminado.
  • O suporte de apoio para o telhado devem ser um ou dois ângulos de ferro.
  • Se for necessária segurança, as três paredes restantes devem ter grande malha de arame ou, de outra forma, podem ser deixadas em aberto.

Esta é a estrutura básica de uma câmara de gaseificação de três faces ao ar livre.

Para uma câmara de gaseificação ao ar livre de quatro faces não haveria, é claro, nenhuma parede sólida e, portanto, ela deve estar muito separado da fábrica principal.

Câmara de gaseificação ao ar livre em Guadalajara, México.
Câmara de gaseificação ao ar livre em Guadalajara, México.

As medidas, neste caso, seriam as seguintes: O piso e o teto devem ser de 10 por 10 metros, embora aqui não tenham sido levados em consideração os 2,5 metros em razão da chuva, como estabelecido anteriormente. Em uma câmara de duas faces, as medidas devem ser de 7,5 para piso, teto de 7,5.

Há vários aspectos de estrutura individuais do projeto e de variáveis que devem ser considerados

  • As medidas que recomendamos são as medidas mínimas adequadas, ou seja, por exemplo, no caso de alargar a utilização para proteger-se da chuva, pode ser um pouco maior ou menor. A precisão não é importante, desde que os trabalhadores estejam protegidos da chuva.
  • Em alguns casos, é necessário colocar cortinas de plástico ou lona nas laterais da câmara de gaseificação. Isto é aceitável caso se estendam do teto para baixo, deixando um espaço de 1,20 metros entre o solo e a cortina. A parte inferior das paredes deve ter o espaço com esta medida e estar completamente aberta para circulação do ar ao nível do solo. Muitas vezes é possível bloquear a luz solar com uma destas cortinas, mas sempre se deve manter uma distância entre a cortina e o chão de 1,20 metros.
  • Os drenos devem ser evitados na câmara de gaseificação ao ar livre ou devem ter uma tampa de segurança, caso contrário, eles deixam escapar HAPs que podem baixar e encontrar uma fonte de ignição em outros lugares.
  • Em lugares onde há limitação de espaço ou onde é necessário o conforto para o trabalhador, é possível usar um ou dois ventiladores à prova de explosão. Eles devem ser montados a uma altura de 2 metros e ser direcionados para baixo e na direção do centro da câmara de gaseificação. Quando há o escape dos HAPs, cujos vapores são mais pesados do que o ar, é no solo onde eles podem gerar uma concentração mais elevada, por conseguinte, os ventiladores, apontando para o chão, dispersarão os HAPs.
  • É desejável utilizar apenas a luz natural para iluminar a região de gaseificação. Caso contrário, teria que fazer o teste de explosão nos acessórios elétricos a serem utilizados. Os interruptores de luz não devem estar dentro da câmara de gaseificação. Em vez disso, eles devem ser mantidos fora ou na fábrica principal.

Seguridad-en-el-cuarto-de-gasificacion_4

Pode haver muitas outras considerações individuais que devem ser resolvidas em cada caso, tendo em conta as regras principais:

  1. Não deve haver fontes de ignição no perímetro de 8 metros da operação de gaseificação, e
  2. permitir a livre circulação do ar.

É altamente recomendável que seja feito apenas o trabalho de gaseificação dentro da área. Tanto o enchimento de concentrado como o fechado deve ser feito dentro da fábrica principal. Caso isto também seja feito na câmara de gaseificação ao ar livre, serão necessários mais trabalhadores e mais movimento, mais materiais para embalagens (latas e caixas de válvulas) que reduziriam o fluxo de ar. Da mesma forma, são necessárias mais ferramentas e mais reparos, também deve ser levado em conta o conforto do trabalhador.

Em várias épocas do ano, devido ao calor ou frio extremos ou às chuvas, o lugar pode não ser tão confortável para fazer o trabalho.

Câmara de gaseificação a um nível acima do chão, em México.
Câmara de gaseificação a um nível acima do chão, em México.

Prevenção contra incêndio

É imperativa a utilização de todos os meios possíveis para evitar ignições, de modo que isto é conseguido com a segurança implementada pelo manuseio e hidrocarbonetos propelente.

  • Todos os equipamentos da câmara gaseificação devem ser operados por ar ou sistemas à prova de explosão.
  • Todos os equipamentos devem ser aterrados para evitar sobrecargas elétricas, por isso você deve prestar atenção ao aterramento da máquina de gaseificação e dos transportadores.
  • Os drenos não devem ser usados durante a gaseificação.

Além de cuidar das máquinas, a equipe deve tomar determinadas precauções para evitar faíscas.

Precauções para evitar erros humanos

  • Devem ser usadas somente ferramentas que não produzam faíscas.
  • Sapatos devem ter sola macia, sem pregos.
  • O vestuário deve ser de material de algodão e antiestático.
  • O cabelo dos trabalhadores deve ser curto e estar contido.
  • O piso da câmara de gaseificação deve ser feito de material antiestático.
  • Muitas vezes, quando se inicia linha de propelente, ela deve ser purgada. Isso deve ser feito com ventilação total.

Formação

É muito fácil treinar funcionários para o método de câmara de gaseificação ao ar livre.

Para começar, os trabalhadores, mesmo se estiverem fora da câmara de gaseificação, não devem fumar, devem seguir as placas com a indicação de “NÃO FUMAR”.

Todos os funcionários da fábrica devem saber que os HAPs e o GLP purificados não têm odor e são perigosos mesmo em concentrações muito pequenas. Você deve saber que esses gases podem ser acumulados à deriva ao nível mais baixo possível. Você também deve saber que é possível parar um vazamento fechando-se uma válvula ou torcendo-se uma mangueira quebrada firmemente, enquanto que correr ou andar por aí sem saber o que fazer pode causar um acidente.

O gelo deve ser para as bebidas. Não para câmara de gaseificação.
O gelo deve ser para as bebidas. Não para câmara de gaseificação.
Câmara de gaseificação a um nível acima do chão, na Índia.
Câmara de gaseificação a um nível acima do chão, na Índia.

Os capatazes ou chefes de operação de gaseificação devem saber operar válvulas com precisão.

E o proprietário ou gerente da fábrica deve se reunir frequentemente com o pessoal-chave para discutir e planejar o que fazer em situações de extremo perigo.

Conclusão

Gaseificar ao ar livre é um método seguro e barato, se forem aplicados os princípios apresentados acima. A máquina de gaseificação não terá fuga se for realizado um programa de manutenção e reparos constante. Nada deve impedir a circulação do ar na câmara de gaseificação e nenhuma fonte de ignição deve estar presente ou nas proximidades.

Se todos esses requisitos não estiverem presentes, a câmara de gaseificação ao ar livre não pode operar.

Comentarios
Loading...