Formulação de aerossóis à base de água

0

Apenas 2,53 por cento do total é de água doce. O resto é de água salgada e cerca de dois terços desta água doce fica imobilizada em geleiras e protegida da neve perpétua.

[separator type=»line» /]

A água, além de ser fundamental para a vida dos seres humanos, é um elemento essencial para a vida do resto da natureza e praticamente, para qualquer atividade dos habitantes da Terra.

De acordo com um relatório recente da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o Desenvolvimento de Recursos Hídricos no Mundo, embora a água seja o elemento mais comum na Terra, apenas 2,53 por cento do total é de água doce. O resto é de água salgada e cerca de dois terços desta água doce fica imobilizada em geleiras e protegida da neve perpétua.

O relatório aponta que a quantidade natural de água doce existente em lagos, rios e aquíferos é agregada em 8.000 quilômetros cúbicos armazenados em reservatórios. Os recursos hídricos são renováveis (com exceção de algumas águas subterrâneas), com enormes diferenças quanto à disponibilidade e amplas variações de precipitação sazonal e anual em diferentes partes do mundo. A precipitação é a principal fonte de água para todos os usos humanos e ecossistemas. Esta precipitação é absorvida pelas plantas e solo, e evapora para a atmosfera, se estendendo até o mar através dos rios ou dos lagos e da umidade. A água oriunda da evaporação mantém florestas, pastagens e culturas de sequeiro, bem como os ecossistemas.

O ser humano extrai oito por cento do total anual de água doce renovável e se apropria de 26 por cento da água de evaporação anual, e de 54 por cento da água de escoamento (escoamento de água corrente) acessível.

Nos dias de hoje, a humanidade exerce um controle global sobre o escoamento e o homem desempenha um papel importante no ciclo hidrológico. O consumo per capita de água aumenta (devido à melhoria dos padrões de vida e o crescimento da população) e, em consequência, a porcentagem de água apropriada cresce.

Formulacion-de-aerosoles-a-base-de-agua_1

Na indústria de aerossóis

A água é essencial para o funcionamento das plantas de enchimento de aerossóis, como na fabricação de insumos (latas, gás e válvulas).

Além do uso comum da água para a higiene das fábricas, a água é utilizada na verificação de vazamentos nas latas e também é um elemento que deve estar sempre disponível nos sistemas de segurança. No manuseamento e transferência de propulsores, por exemplo, a água é indispensável.

No entanto, há também um processo muito interessante em formulações à base de água para aerossóis.

Formulações

Certamente, os métodos de fabricação de sprays à base de água não são exatamente uma novidade. Os sprays à base de água vêm sendo desenvolvidos há vários anos, principalmente por serem produtos que não afetam o meio ambiente de forma notável, ou seja, os gases de efeito estufa ou os compostos orgânicos voláteis (CVO/Compostos Orgânicos Voláteis/VOC) que possam surgir deles, são mínimos.

Isso permite que produtos em aerossol cuja formulação seja à base de água, sejam mais bem vistos por órgãos internacionais que estão cada vez mais envolvidos para que a regulamentação, ou leis a favor do meio ambiente, sejam aplicadas.

Formulacao-de-aerossois-a-base-de-agua_1

Por exemplo, a Agência de Proteção Ambiental (Environmental Protection Agency/EPA) e a California Air Resources Board (California Air Resources Board/CARB), que são as organizações mais influentes nos Estados Unidos para a implementação de regras sobre o uso e desuso de produtos que podem afetar a vida no planeta, excluem o CVO com uma volatilidade maior que 0,1 milímetros HG° a 20°C ou com menos do que 12 átomos de carbono na molécula ou com uma vida média maior do que 90 dias na atmosfera. Mais do que o gás etano. As duas organizações acreditam em uma característica comum no futuro: não haverá a decomposição de substâncias que indiretamente causam a acumulação de ozônio troposférico. Isto se aplica na olefina fluorídrico HFO1234ze (E) e HFO HFO1234yf 1336mzz e no gás-líquido.

Portanto, as fragrâncias devem ser utilizadas em menos de dois por cento e os propulsores HFC-152a 1234ze e HFO. O formato de metilo, é altamente recomendável para ser utilizado como solvente pois é incolor e possui um aroma agradável, e deve ser levado em conta pois possui outras características favoráveis. O destilado de petróleo de baixa volatilidade, silicones, propileno glicol, éter propileno glicol monometil, óleo vegetal, éter dietileno-glicol butil e éter etileno glicol monometil também podem ser utilizados.

Formulacion-de-aerosoles-a-base-de-agua_3

Prevenindo a corrosão

É essencial utilizar inibidores de corrosão para evitar que a água cause estragos na embalagem. Nesse caso, você deve considerar o uso de recipientes de alumínio ou utilizar uma tampa PET interna para recipientes de alumínio. As costuras, no que se refere aos recipientes de três peças, devem possuir um revestimento de plástico. O cravamento deve ser feito sob vácuo, purga e aspersão, para remover o ar. O volume tem de ser um espaço mínimo no topo do recipiente e tem de elevar o pH para menos de 8,3 (25ºC).

Outras características a serem observadas são: o uso de água deionizada a 60°C ou 65°C, para reduzir o oxigênio dissolvido antes das formulações. Evite agitar o ar ou o oxigênio no lote do concentrado; usar recipientes com alumínio mais pesado (0,50 libras ETP) e evitar íons de cloreto que causam corrosão, como o agente surfactantes sulfato de laurilo e sódio.

Na técnica de embalagens a base de água, é indispensável à luta contra os microrganismos, portanto, você deve adicionar vinte por cento a mais de conservantes ao nível normalmente utilizado.

É necessário higienizar os tanques e todos os tubos na máquina de enchimento. Isto deve ser feito com uma solução de hipoclorito de sódio 350 ppm e, em seguida, enxaguar com água deionizada. Deve-se aquecer o tanque de água a 60°C para remover as pseudômonas e outros agentes que possam influenciar na corrosão. Os reservatórios de conservantes devem permanecer com a capa e os recipientes devem ser preenchidos rapidamente. É necessário incluir mais de 15 por cento de etanol no concentrado.

Tenha sempre à mão um contador de colônias, do tipo Quebec ou equivalente para evitar o crescimento de microrganismos. De modo semelhante, temos que reduzir o oxigênio, tanto quanto possível, para evitar os micróbios aeróbios.

Finalmente, no caso da produção de alimentos, os concentrados devem ser ultrapasteurizados a 74°C.

Registrando todos esses pontos na fabricação de aerossóis à base de água, a tarefa será bem sucedida.

Comentarios
Loading...