Gestão abrangente de riscos e protocolos de segurança no armazenamento de aerossóis Parte II

Aerossóis de nível 1, serão tratadas como mercadorias da Classe III de acordo com os requisitos específicos da NFPA 13

Para SI: 1 pie = 304.8 mm, 1 pie cuadrado = 0.0929 m2.

a) A proteção e o arranjo de armazenamento do sistema de aspersão automática aprovados devem estar em conformidade com a NFPA 30B. A proteção do sistema de aspersão deve se estender 20 pés acima da área de armazenamento contendo produtos em aerossol.

b) As quantidades de armazenamento indicadas são as máximas permitidas em uma área de 50.000 pés quadrados.

Para os armazéns que excedam as quantidades descritas nos quadros 5104.3.1 e 5104.3.2, será necessário cumprir as condições mínimas necessárias estabelecidas pela NFPA 30B no seu numeral 7.4.6

Requisitos do aspersor (notas):

Para SI: 1 ft = 304,8 mm, 1 sq ft = 0,0929 m2.

a) A área máxima de armazenagem segregada deve se limitar à menor das duas áreas resultantes da limitação da área de construção e da limitação da área.

b) A proteção automática do sistema de aspersão em áreas de armazenamento de produtos aerossóis deve estar em conformidade com a NFPA 30B e deve ser aprovada. As zonas do edifício que não contenham armazenamento de produtos aerossóis devem estar equipadas com um sistema de aspersão automática aprovado em conformidade com o ponto 903.3.1.1.

c) A proteção automática do sistema de aspersão em áreas de armazenamento de produtos aerossóis deve estar em conformidade com a NFPA 30B e deve ser aprovada. A proteção do sistema de aspersão deve se estender por 20 pés além da área de armazenamento de aerossóis.

d) Os compartimentos com fios devem estar em conformidade com o ponto 5104.3.2.1.

e) A área de separação deve ser definida como a área que se estende fora da periferia da área de armazenamento de produtos aerossóis segregados da seguinte forma:

  1. Os limites para o armazenamento de produtos aerossóis devem ser claramente marcados no chão.
  2. A distância mínima de separação deve ser de 25 pés e deve ser mantida livre de materiais que tenham uma classificação de itens de mercadoria acima da Classe III, de acordo com a Seção 903.3.1.1.

f) As zonas de separação só devem ser permitidas se forem aprovadas.

Estatisticamente, o fogo é produzido na embalagem e à medida que um aerossol pode esquentar, a pressão no interior aumenta até que a lata se quebre, disparando como um míssil, impedindo a extinção manual do fogo.

Outro cenário é a falha da válvula, que faz com que o conteúdo vaze, levando a um incêndio igualmente desafiador.

Como ambos os cenários são imprescindíveis, o projeto do aspersor de incêndio deve abranger ambos, é importante visualizar que incêndios em recipientes plásticos terão um grau maior de gravidade.

A adição de um propelente inflamável à combinação de líquido e garrafa produz um risco de incêndio que não foi totalmente quantificado, mas que será pelo menos tão grave quanto a combinação de líquido inflamável e garrafa plástica e, provavelmente, mais grave.

Como podemos armazenar uma área de aerossol dentro de nossas instalações?

2.2.2 Sala de corte da FMDS 7-31

Para a parte das salas isoladas, se solicita que tenham proteção com:

  • Drywall, um material que nos dá menos proteção
  • Malhas metálicas para fechar áreas
  • Use portas corta-fogo

8. REQUISITOS APLICÁVEIS AOS ARMAZÉNS GERAIS COM ARMAZENAGEM EM AEROSSÓIS

Cerca de arame do chão ao teto, fio de aço de calibre 9 (3,8 mm) tecido mínimo até um máximo de 2 pol. Malha diamantada (50 mm), que circunda completamente a área designada para o armazenamento de produtos aerossóis. As cercas podem usar a estrutura da estrutura como suporte.

Barreiras não combustíveis resistentes a impactos (por exemplo, chapa metálica de calibre 22 [0,7 mm] no mínimo) dentro das estruturas.

Exemplos de armazenamento

Você não pode ter mais aerossóis líquidos inflamáveis. Eles podem ser armazenados com outros tipos de mercadorias, mas não com líquidos inflamáveis, porque a magnitude de um incêndio pode ser desproporcional e não haverá sistema para apagá lo. Os sistemas de água às vezes são calculados para a abertura de um certo número de sprinklers e se eles são excedidos começamos a ficar sem água ou a capacidade do equipamento de bombeamento, pois eles são normalmente projetados para nos dar 100% de eficiência de acordo com o cálculo do sistema de aspersão e podem nos dar até 150% de produção.

9. PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO

  • Os meios de saída devem cumprir os requisitos da NFPA 101.
  • Identificação dos produtos.
  • A concepção e construção de linhas transportadoras e outros obstáculos físicos, tais como compartimentos de carga e bombas de propulsores inflamáveis, não permitirão que o pessoal fique preso e deverão proporcionar acesso directo às saídas.
  • Todo o equipamento eléctrico e cablagem, incluindo o equipamento de aquecimento, devem ser instalados em conformidade com a NFPA 70.
  • As áreas em que líquidos e gases inflamáveis são manuseados ou armazenados devem cumprir os requisitos aplicáveis da NFPA 30 e da NFPA 58.
  • Instalação de sprinklers de incêndio
  • Instalação de hidrantes e mangueiras.
  • Instalação de extintores.
  • Instalação de um sistema de detecção e alarme de incêndio.
  • Todos os equipamentos de processo e tubulações envolvidos na transferência de líquidos ou gases inflamáveis devem ser conectados a um sistema de aterramento de dissipação estática para evitar o acúmulo de carga estática. Não serão permitidas operações de solda, corte e similares que produzam faíscas em áreas que contenham produtos aerossóis, até que seja emitida autorização por escrito autorizando a obra.

10. TREINAMENTO E O FATOR HUMANO

Treinar o pessoal da instalação de acordo com a Folha de Dados 7-29, Armazenamento de líquidos inflamáveis em recipientes portáteis.

Instruir e treinar os funcionários operacionais e membros da Equipe de Resposta a Emergências sobre os perigos dos produtos aerossóis e dos recipientes de butano e propano, e sobre os procedimentos de emergência a serem seguidos em caso de acidente.

Alertar o serviço público de bombeiros para os perigos e para a proteção contra incêndio fornecida.

  • Brocas
  • Log de eventos
  • Protocolos aprimorados

Quando expostas ao fogo, as latas de aerossol podem quebrar violentamente ou produzir jatos de chama. Ambas as condições expõem os aerossóis adjacentes e podem levar a uma falha adicional do recipiente. O único método eficaz de controlar este tipo de incêndio é o fornecimento de grandes quantidades de água por aspersores. Se a proteção adequada não for fornecida, um incêndio em aerossol pode crescer rapidamente e produzir altas temperaturas, fumaça espessa e recipientes que podem transportar o líquido em chamas para áreas distantes da fonte do fogo.

Teste de Fogo Controlado em Armazém de Aerossóis Protegidos por Sprinklers

Tabela 2.4.2.5 Produtos de aerossóis para armazenamento de prateleiras de cartão de nível 3

Estas são as especificações que ainda são mantidas nas normas de proteção de aerossóis.

Comentarios
Loading...