Controle de qualidade de aerossóis

0

A qualidade é uma ferramenta de marketing e uma necessidade econômica. À medida que os mercados internacionais introduzem o conceito de qualidade de excelência mundial, as barreiras comerciais desaparecem. Consequentemente, a qualidade de um produto é fundamental para seu sucesso ou fracasso.

Atualmente, os consumidores exigem uma melhora contínua da qualidade; portanto, é muito comum que as empresas implementem sistemas de gestão de qualidade tanto em seus próprios processos de produção como nos de seus fornecedores.

A qualidade nunca é uma obra do acaso, e sim o resultado de grandes expectativas, de um esforço sincero, de uma gestão inteligente e de uma execução adequada.

De acordo com Joseph Moses Juran, a alta direção se distingue pela qualidade da mente. A falta de uma manifestação sincera de interesse por parte dos diretores pouco contribuirá para a melhora da qualidade.

Controle e garantia da qualidade

Internamente, o sistema de qualidade deve ser capaz de fornecer um produto que cumpra os critérios de teste para que seja obtido seu melhor rendimento. Isso significa que é necessário estabelecer especificações e normas escritas, bem como fornecer os recursos para a obtenção de amostras e realizar os testes necessários para a tomada de decisões sobre o produto.

Nesse ponto, é determinante o controle de qualidade, que consiste no processo de regulação por meio do qual o desempenho real da qualidade é medido através da comparação com as normas para que seja possível agir sobre as diferenças encontradas.

Por outro lado, as empresas aplicam o que chamam de garantia da qualidade, que oferece a todos os interessados os testes necessários para estabelecer a certeza de que a função de qualidade é exercida adequadamente e que possui o grau de aceitabilidade necessário para introduzir o produto em um determinado mercado e para um tipo específico de consumidor.

Existem outros conceitos, como a qualidade do projeto, em que se busca fornecer um rendimento ideal à função prevista. A qualidade da conformidade, que consiste no ajuste do produto de acordo com o projeto por meio da medição das características com suas especificações e normas.

Qualidade mensurável

É possível medir a qualidade de um produto por meio do cumprimento das garantias, das queixas dos consumidores, da taxa de rejeição on-line e das reclamações. Quando a qualidade do produto é ruim, os resultados são desastrosos, com perda de vendas e excesso de tempo despendido para adequar o produto a um nicho de mercado, bem como a perda da confiança dos distribuidores e da boa vontade dos clientes.

Além disso, a empresa tem que arcar com o custo da retirada do produto dos centros de distribuição e dos pontos de venda, bem como a sua perda por não cumprir as especificações de enchimento. Sem dúvida, a qualidade sempre reduz as perdas.

O controle de qualidade conta com várias ferramentas, como, por exemplo, estatísticas para medir a aplicação das especificações técnicas. Igualmente, são de grande ajuda os planos de amostragem, os procedimentos analíticos, bem com os testes de inspeção do equipamento, os sistemas de informações técnicas e, principalmente, um pessoal técnico capacitado.

Controle de qualidade em aerossóis

Existem vários testes que devem ser realizados a fim de assegurar a qualidade da fabricação dos aerossóis, e todos devem ser muito precisos, tais como medir a profundidade e o diâmetro do recipiente do aerossol, a pressão (geralmente a 70°F), o padrão e a velocidade da pulverização, a qualidade da espuma, o comprimento da chama, etc.

No que se refere às dimensões da vedação, geralmente, as associações e empresas comerciais dos Estados Unidos não fazem recomendações devido à possibilidade de haver uma ação judicial em caso de problemas na produção.

Dimensões recomendadas para recipientes de aerossóis de estanho e alumínio
Sistema inglés Sistema métrico
Diâmetro profundidad Diâmetro profundidad
Para recipientes de estanho
Estanho laminado 1.074” 0.183” 27.28 4.65
Estanho, com 0,040” junta torno de corte 1.070” 0.203” 27.18 5.16
Estanho com bainha PE 1.074” 0.183” 27.28 4.65
Alumínio com bainha PE 1.060” 0.198” 26.92 5.03
Para recipientes de alumínio
Estanho laminado 1.075” 0.183” 27.31 4.65
Estanho com junta 0,040” Torno de corte 1.075” 0.203” 27.31 5.16
Estanho com bainha de PE 1.075” 0.183” 27.31 4.65
Alumínio com junta 0,40” Torno de corte 1.070” 0.200” 27.18 5.08
Alumínio manga de PE 1.070” 0.183” 27.18 4.65
Notas: Todas as dimensões são ± 0,004” ou ± 0,10” (0.10 mm.), o alcance máximo é 0,006” ou 0,15” (0.10 mm.).

As caixas de montagem de alumínio laminado não estão disponíveis. Por outro lado, as ventosas de montagem com fluído nas juntas já estão obsoletas.

Análises na fábrica

Os estudos químicos típicos de um produto de aerossol incluem inspeções e amostras de todos os caminhões-tanque, bem como dos depósitos de matérias-primas. Da mesma forma, é preciso ter as referências de todos os fornecedores do material utilizado e fazer um registro em que sejam avaliados parâmetros como: odor, cor, aparência, acidez (pH ou equivalentes por grama), solubilidade em água, teor de umidade, identificação infravermelha, cromatografia gasosa (propelentes, etanol, etc.).

Os relatórios das análises devem ser guardados em um livro especificamente destinado para essa finalidade, que deve ser mantido no laboratório.

Todos os recipientes, como tambores, cubetas, barris, sacos, caixas, etc., devem estar rotulados para identificar o conteúdo. Os paletes devem ser etiquetados para distinguir a situação dos produtos: uma etiqueta vermelha para material rejeitado, amarela para material em quarentena ou quando não foram realizados todos os estudos e verde se o material foi aprovado. Todas as indicações devem conter datas para informar quando os produtos

entraram na fábrica e se foram realizados os estudos pertinentes.

Controles de qualidade

Com relação a esse assunto, a Organização das Nações Unidas (ONU) emitiu uma série de especificações que deverão ser observadas nos estudos de qualidade realizados no produto acabado na fábrica, tais como: cor, odor, aparência, teor de sólidos, valor do pH (25° C), pressão (70° F [21° C], às vezes, também, a 130°F [54° C]).

Como já mencionamos, também é muito importante, em um produto em aerossol, analisar sua pulverização, a densidade da espuma, sua estabilidade ou instabilidade e o padrão de pulverização (g/ml). Em algumas empresas, é realizado o teste de comprimento da chama.

Revisar a rotulagem, o peso líquido, a viscosidade, o índice de refração e o teor de umidade deve fazer parte dos testes de qualidade. A ONU recomenda estudos instrumentais, como a espectroscopia de infravermelho (IRSP) e a cromatografia gasosa.

Antes de o produto entrar na linha de produção, é importante realizar testes para garantir a qualidade dos aerossóis, como, por exemplo, verificar o gás propelente antes de ser injetado, por meio de um estudo de cromatografia gasosa.

Também devem ser estabelecidos os pesos para o enchimento dos aerossóis, cujo parâmetro deverá ser verificado. Recomenda-se também revisar a temperatura do banho de água quente. Geralmente, a temperatura recomendada é de 136° F (58,7° C).

Verifique as condições da seladora, a profundidade do encaixe e as medidas do diâmetro: normalmente devem ter 0,202” de profundidade para as válvulas de corte de juntas e 1,070” de diâmetro.

Durante o processo de produção, deve ser feito um registro do peso dos aerossóis a cada 20 minutos aproximadamente, e esses registros devem ser mantidos no computador ou em formulários de papel.

Determine a profundidade e o diâmetro do encaixe de cada cabeçote. Padronize as ferramentas com base em um padrão. Verifique a exatidão, a clareza do código e o registro do banho de água quente.

Verifique se não existem vazamentos de gás ou de concentrado nos injetores, se a pressão dos aerossóis é a indicada para cada caso, se não existem produtos com resíduos, realize constantemente os testes físicos e, principalmente, mantenha as áreas, o equipamento de enchimento e de preparação de concentrado e os instrumentos de medição sempre limpos.

  • A qualidade nunca é obra do acaso, e sim o resultado de grandes expectativas.
  • Na fábrica, deve ser realizada uma série de estudos químicos e físicos para garantir a qualidade dos aerossóis.
  • O controle de qualidade conta com várias ferramentas, tais como estatísticas para medir a aplicação das especificações técnicas.
Comentarios
Loading...