Administração dos aspectos ambientais

0

Quando na empresa precisamos iniciar uma estratégia ambiental que nos apoie para melhorar o nosso desempenho em sustentabilidade, ecoeficiência e responsabilidade social, é importante estabelecer um caminho de trabalho para diminuir os impactos ambientais das nossas operações e reduzir custos desnecessários, tornando mais eficientes os processos e operações.

[separator type=»line» /]
Para fazer isso temos que estabelecer ações para identificar e determinar a importância dos aspectos ambientais associados às atividades, produtos ou serviços da empresa e identificar aqueles em que é possível estabelecer controles ou ter influência.

Em conformidade com as normas nacionais e internacionais em matéria de meio ambiente, um aspecto ambiental é um elemento das atividades, produtos e serviços da organização que podem interagir com o meio ambiente. Por sua vez um aspecto ambiental significativo é aquele que tem ou pode ter um impacto ambiental associado a um efeito significativo; há uma ou mais causas que o geram e que lhe atribuem tal condição, dando origem a pensar que existem mecanismos do meio ou relações de causa-efeito que permitem agir sobre as causas, mitigando ou prevenindo os efeitos associados.

Quase todas as atividades, produtos e serviços têm algum impacto sobre o meio ambiente, e estes podem ocorrer em alguma das etapas do ciclo de vida, ou seja, a partir da aquisição e distribuição de uma matéria-prima, sua utilização e eliminação. Esses impactos podem ser locais, regionais ou globais, a curto, médio ou longo prazo, dependendo dos níveis de significância.
[separator type=»line» /]

A análise para identificar os aspectos ambientais deve considerar todas as áreas dos centros de trabalho ou instalações.

Administracion-de-aspectos-ambientales-1

A função de proteção ambiental ou similar da empresa é responsável por planejar, preparar e divulgar a mecânica de identificação dos aspectos ambientais.

IDENTIFICAÇÃO DOS ASPECTOS AMBIENTAIS

A análise para identificar os aspectos ambientais deve considerar todas as áreas dos centros de trabalho ou instalações (produção, manutenção, serviços auxiliares, laboratórios, armazéns, áreas administrativas, transportes, etc.) e suas atividades.

Para identificar os aspectos ambientais deve-se utilizar uma visão de processos (entradas- processo-saídas), bem como qualquer outra prática estabelecida e documentada, como percursos, inspeções ou auditorias que permitam fazer a detecção e o registro. Da mesma forma se poderá ajudar com documentos como diagramas do fluxo de processo, diagramas de tubulação e instrumentação (DTI), plantas de drenagem ou outros.

PARA A IDENTIFICAÇÃO, ALÉM DISSO, DEVERÃO SER CONSIDERADAS AS SEGUINTES SITUAÇÕES E INFORMAÇÃO:

  1. As emissões na atmosfera, as descargas de águas residuais, o inventário dos solos afetados; a manipulação de materiais, subprodutos e resíduos perigosos, de manipulação especial e sólidos urbanos; geração de ruído; uso de recursos naturais e energia; produtos ou serviços próprios ou de bens e serviços utilizados; interesses ambientais locais e da comunidade (partes interessadas).
  2. Os aspectos ambientais associados com os desenvolvimentos, atividades, produtos e serviços novos, modificados ou planejados.
  3. Situações de operação normal, parada e partida, situações de emergência com potencial de contaminação do ambiente.
  4. Os requisitos legais e outros requisitos relacionados com as questões ambientais.
  5. Os aspectos ambientais fora dos limites físicos dos centros de trabalho ou instalações.
  6. Auditorias ambientais, atas de inspeção das autoridades ambientais ou resoluções, estudos de impacto e risco.
  7. Documentos internos de análise das emissões e relatórios.
  8. Informação sobre correntes residuais ou indicações do projeto dos processos.
  9. Estatística de incidentes.

A função de proteção ambiental ou similar da empresa é responsável por planejar, preparar e divulgar a mecânica de identificação dos aspectos ambientais. Os proprietários ou responsáveis pelas áreas mencionadas, são responsáveis pela identificação dos aspectos ambientais em sua área de responsabilidade.

Uma vez identificados, eles devem ser registrados em um formato ou banco de dados que inclua pelo menos os seguintes pontos:

  1. Área onde existe o aspecto ambiental significativo.
  2. Atividade, produto ou serviço envolvido.
  3. Definição do aspecto ambiental.
  4. O impacto deste aspecto ambiental, ou seja, a descrição de suas consequências reais ou potenciais.

Quando ocorrerem alterações nas operações ou novas operações, mudanças na tecnologia, de máquinas e equipamentos, desmontagem de uma linha de produção, entre outros, deverá se atualizar a identificação dos aspectos ambientais.

HIERARQUIZAÇÃO DOS ASPECTOS AMBIENTAIS:

Uma vez identificados os aspectos ambientais, devem ser hierarquizados preferentemente de acordo com a frequência com que ocorram ou possam surgir na empresa, e a consequência, ou seja, qual é o impacto que causam quando acontecem. Tanto para a frequência quanto para a consequência pode-se ter valores de 1 a 5, onde 1 significa um valor quase nulo de frequência ou consequência e 5 significa um valor muito alto de frequência ou consequência. Quando a frequência e a consequência são mais elevadas, o nível de significância se torna maior, de maneira que podemos hierarquizar os aspectos ambientais como significativos e não-significativos.

Entre os critérios que podem ser usados para atribuir um valor se encontram os seguintes:

  1. Histórico da frequência que se apresenta um impacto ambiental na empresa (diário, mensal, anual, cinco anos, a cada 10 anos, cada 100 anos, ou nunca) e uma projeção dos acontecimentos futuros. Gravidade do impacto (efeitos sobre funcionários, vizinhos, equipamentos, meio ambiente, despesas).
  2. Duração do evento mais o tempo que foi destinado a tratar dele e o lapso necessário para restabelecer as condições ideais.
  3. Requisitos legais associados que sejam violados.
  4. Denúncias, reclamações, comentários, visitas ou manifestações de terceiros quando ocorre o impacto ambiental.

Administracion-de-aspectos-ambientales-2
[separator type=»line» /]
Administracao-dos-aspectos-ambientais-3
[separator type=»line» /]
Uma vez hierarquizados os aspectos ambientais, se tem como resultado o nível de significância de cada um deles.

ADMINISTRAÇÃO DOS ASPECTOS AMBIENTAIS SIGNIFICATIVOS

Com esta informação se pode trabalhar para definir os controles operacionais dos aspectos ambientais significativos (ações de eliminação, redução do impacto, seu controle ou administração). Também podem ser identificados e quantificados os benefícios tangíveis e intangíveis esperados a curto, médio e longo prazo. Podem-se identificar e quantificar os recursos que serão necessários para tratar de cada um. Desta forma, a organização pode definir a prioridade de atenção em cada aspecto ambiental significativo.

Com a definição de prioridades, agora inicia o trabalho de desenvolvimento de metas, objetivos e programas de trabalho para melhorar a sustentabilidade ambiental, econômica e social da empresa.

A partir deste momento começa a implementação de programas de trabalho, medição do progresso, entrega de resultados, a análise dos mesmos, a comunicação de progressos à organização.

Finalmente e ao final de um ciclo, por exemplo, um ano de trabalho, pode-se comunicar os resultados do programa e, muito importante, dar reconhecimento às áreas ou departamentos que estão tendo os progressos e benefícios mais importantes.

Comentarios
Loading...