Tecnologias de pigmentos de metal

Aplicadas ao sistema aerosol e ao produtos de cuidado ersonal

0

Um sector da nossa indústria de aerosol que mantém constante sua permanência no mercado e que tenha muita oportunidade de desenvolvimento é das pinturas do aerosol. Existem novas tendências nos componentes das suas fórmulas tais como resinas de alta resistência e pigmentos com novas tecnologias. E para atualizar a indústria em quanto a esse tema, no passado Seminário Técnico de Formulação de Aerosoles, do IMACC, o IQ. David Escobar desenvolvimento todo este conceito de Tecnologias de Pigmentos de Metal aplicadas ao Sistemas Aerosol e ao produtos de cuidado próprio, e que aqui publicamos inteiramente.

 

Indíce

Linhas de Produtos

Matérias primas

Pigmento de metal

Processo de Obtenção

Tendências

Geometria dos flocos

Leafing, No Leafing

Curva de distribuição

Propriedades

Produtos

Recomendações de uso

Resumo

Quais são os segmentos nas quais os pigmentos de metal podem estar? Aparte da industrial dos aerossóis, tem participação no mercado de tintas, pintura automóvel, plásticos, impermeabilização.

Estes pigmentos podem ser utilizados nos sistemas base solvente e sistemas base água, esta última, derivada das novas tendências e regulamentos ao redor do mundo para o cuidado do meio ambiente.

 

 

1. Linhas de Produtos

Pigmentos de Aluminio

ALD, ALB, APN

Nos fogos de artifício que é para as faíscas que geram ao momento da explosão.

Granulados GA

Principalmente utilizados no segmento metalúrgico, nas camisas exotérmicas.

Pastas de Aluminio GAP

Além de dar cor ao segmento de revestimentos, é usado também no segmento de construção na fabricação do concreto leve e nas gorduras e lubrificantes para evitar a corrosão.

Pigmentos de Bronze CUBRIO

Estes elementos vão muito para a linha CUBRIO que são pigmentos 100 por cento cobre ou também pode ser ligas de cobre-zinc e conta com 4 tons que são:

• Cobre 100 por cento

• Ouro pálido conhecido como ouro-avermelhada.

• Ouro tipo pálido conhecido como ouro-bege

• Ouro rico conhecido como ouro-esverdeada.

Alumínio de Especialidade ALU

Principalmente utilizados no mercado automóvel, se encontra os três tipos de flocos: irregular, silver dólar y VMP, cada uma com diferentes propriedades que garantiam o melhor desempenho nos toques finais.

Encapsulados BRiO y SiO

Esta linha de produtos é usado principalmente na área de pintura de poeira e sistemas base água fornecendo excelente estabilidade e resistência, oferecendo imbatível efeitos espumante.

2. Materias primas

As principais materias primas que é usado são:

Usam materias primas de alta pureza, que conferem ao nossos produtos efeitos e propriedades de alto desempenho, ideais para resolver com as necessidades dos fabricantes de pinturas e revestimentos.

O Foil de Aluminio vai muito para o segmento de pintura industrial e Atomizado de aluminio que é usado para uma linha completa de especialidades como o segmento automóvel.

 

3. O que é um pigmento de metal?

São flocos de laminar de ligas de metal nos ferrosos de alta pureza, que por um processo de moagem e separação partícula, obtén suas características de distribuição de partícula, laminar, poder coberto e brilho.

 

4. Processo de Obtenção

Os pigmentos de metal classificam de acordo com o tipo de flocos, as características que tem de tono, brilho e de cobrindo. Isso é controlado desde o processo de moagem. Este processo é conhecido como Proceso Hall.

A moagem é carregada com: Poeira de alumínio, solvente e agente para moagem. As condições de processo e matéria-prima além do agente hidratante, são as variáveis em cuidar para que o pigmento de metal obtenha suas propriedades e características.

O agente de moagem é quem confere ao produto a propriedade leafing e a propriedade no leafing,

Uma vez concluído a etapa de moagem, segue o processo de tamizado, onde se realiza uma separação partícula, ficando com a curva de distribuição do produto. A continuação, passa ao processo de filtragem onde se retira el excesso de solvente, com o propósito de fazer uma gestão mais simples da pasta de alumínio. Depois, segue um processo de misturado e/ou polido do produto para obter as propiedades finais de tom, brilho e cobrindo de cada produto.

5. Tendencias

Irregular (flocos)

Este nome é devido ao quando seja observado no microscópio assemelha-se ao sucrilhos , são flocos sem uma forma definida com aristas e imperfeições dão toda a superfície.

A vantagem de este tipo de flocos é que nos oferece uma excelente opacidade em relação ao flocos de dólar.

 

Dólar

Como é parecido à moeda dos Estados Unidos, o nome é Dólar. São prateadas e completamente lenticular. Este tipo de flocos é da forma lenticular (parecido à uma lentilha). Este tipo presenta algumas imperfeições em seu superfície, usado no mercado como pigmento de efeito, principalmente para obter o efeito de piscar.

 

Dólar menor espessura

Este tipo de flocos tem propriedades iguais ao anterior, a diferença encontra-se na espessura de flocos (ao redor de 2/3 partes da anterior), este por ser mais fino e um pouco mais liso em sua superfície, oferece um efeito mais de piscar e uma opacidade maior comparando com a anterior.

 

VMP

As propriedades de um floco VMP são: uma superfície completamente liso, além de ser excepcionalmente finas (10 vezes menor que um floco convencional), o que nos permite terminar ultra brilhantes e acabamentos espelhados altamente refletivos.

 

6. Flocos de Geometría

A espessura dá forma a um papel muito importante porque, enquanto mais fino o floco seja e a superfície mais plana, a reflexão da luz vai ser melhor e maior opacidade no sistema para aplicar.

   

 

7. Leafing, No Leafing

Os pigmentos leafing apresentam a propriedade da flotação na textura molhada e tendem a orientar horizontalmente na superfície do veículo ou do sistema aplicado, devido a este arranjo, criam a impressão óptica de uma superfície de metal com alta reflectância e aparência chutada.

Este tipo de pigmentos não tem uma boa aderência no momento de ser exposto a uma fricção. Ao contrário, os pigmentos No Leafing são hidratados completamente pelo solvente e pelo veículo, causando que ao secar a textura do sistema aplicado, os flocos estejam incorporados dentro do veículo na posição paralela com respeito ao substrato.
Este tipo de pigmentos pode ser misturado com pigmentos de cor para oferecer uma grande variedade de tons de metal, além disso, eles apresentam uma excelente integridade no momento de ser exposto a esforços de fricção e/ou condução.

8. Curva de Distribuição

As propriedades ópticas dos pigmentos dependem principalmente do tamanho e distribuição de partícula, para alcançar não só melhores resultados e desempenho, mas também maior qualidade no produto final. Quanto maior seja a partícula, mais brilhante será, e quanto mais fina a partícula, mais suave e mais brilhante será a aparência.

Os flocos irregulares que têm uma curva muito larga, são os flocos finos que fornecem um poder excelente da coberta, sendo diminuído o efeito de piscar deste tipo de produtos.

Os flocos de dólar, pelas condições de obtenção apresentam uma distribuição mais fechada, as partículas são mais homogêneas uns com os outros, o que dá um acabamento mais branco, maior brilho e efeito mais intermitente em comparação com os flocos irregulares.

Flocos de VMP são partículas de metal planas debaixo tamanho de partícula, a espessura deste tipo de flocos é excepcionalmente fina, por causa das suas características de obtenção, dá-nos uma curva de distribuição mais homogênea do que a distribuição do dólar.  Este tipo de distribuição e propriedades do floco fornece uma reflexão excelente da luz.

9. Propriedades

As propriedades que todos os pigmentos de metal presentam são principalmente:

Opacidade: um alumínio enquanto o tamanho das partículas armazena mais para os finos, vai ter uma opacidade maior. Isto significa que é a capacidade de um revestimento para não deixar a luz passar e, portanto, irá esconder a cor da superfície a que é aplicada.
• Tesura: é a característica da suavidade ou ausência de rugas de uma formulação com pigmento, aplicado em um substrato liso.
• Brilho: é o efeito percebido ao observar a luz que é refletida nos pigmentos de metal quando é aplicado em uma superfície; quanto mais a reflectância, maior o brilho
Brancura: vai com o tipo de floco e tamanho de partícula. Um alumínio entre mais fino, vai parecer mais escuro e entre mais grosso seja, vamos ter uma brancura melhor.
• Sedimentação: maior seja o pigmento, mais pesado vai ser. Vai resolver mais rápido do que resolve um pigmento mais fino.

As propriedades anteriores podem ser observadas na mesma forma de flocos.

10. Produtos

Os produtos principais que podem oferecer ou recomendar:

Disponível em tons de ouro rico, ouro pálido, ouro rico pálido e cobre.

Os flocos VMP dão uma excelente difração especular devido à partículas lisas e ultra finas e sua orientação no revestimento.

Aluminio Encapsulado

Pigmentos ideais para sistemas à base de água e produtos de cuidado pessoal, são SiO2 encapsulados pigmentos, proporcionando proteção e estabilidade, além de ser amigável ao meio ambiente.

Bronce Encapsulado

11. Recomendações de uso

Pré-dispersão

É recomendado que o alumínio pode ser pré-disperso, para que estes flocos podem ser separados. Deve ser não mais do que 400 revoluções por minuto e com um agitador que seja de hélice ou um disco liso, sem bordas afiadas.

Resinas ou veículos para efeitos de “No Leafing»

O índice de acidez do veículo deve ser preferencialmente 0 ou não maior de 9.
De preferência, o veículo deve estar livre de umidade, por causa da maneira que a água reage com o alumínio produzindo hidrogênio.

Solventes para o efeito “No Leafing»

Solventes com menor tensão superficial são mais adequados.
Devem preferivelmente ser livre da umidade.

Resinas ou veículos para o efeito de “Leafing»

O índice de acidez do veículo deve ser preferencialmente 0 ou não maior de 5, uma vez que as espécies ácidas tendem a reagir deteriorando a camada de ácido esteárico.
Preferivelmente o veículo deve ser livre da umidade, já que a água também afeta a estabilidade do Leafing.

Solventes para efeito de “Leafing»

Solventes com a maior tensão de superfície favorecem o efeito Leafing.
Devem preferivelmente ser livre da umidade.

12. Resumo

O desempenho dos pigmentos de metal tem uma relação direta com a geometria dos flocos.
Os produtos Leafing tem a capacidade de flutuar no sistema
Os produtos No Leafing podem ser misturados com os pigmentos orgânicos para oferecer diferentes tonalidades.
É importante pre-dispersar o pigmento de metal
e usar um agitador adequado para conseguir o melhor desempenho do produto.

Comentarios
Loading...