La sustentabilidad de los envases metálicos

0

A

Câmara Nacional de Fabricantes de Embalagens Metálicas (CANAFEM) é uma agência que agrupa fabricantes de latas de aço, bem como as tampas que são usadas nas diferentes embalagens de vários materiais. Dentro das atividades realizadas nesta câmara, vários estudos foram realizados em que os benefícios ecológicos das embalagens metálicas são analisados, com o objetivo de construir informações para conscientizar o público e também detectar as oportunidades de inovação e melhoria contínua da indústria na sua produção.

Além disso, também foram realizadas pesquisas aprofundadas sobre as vantagens de conservação e conveniência dos alimentos enlatados, com a faculdade de química da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) um estudo comparativo sobre conservação das nutrições de alimentos enlatados e caseiros, em que a conveniência de consumir alimentos enlatados foi encontrada pela disponibilidade dos alimentos no momento da preparação, cuidando em todos os momentos do processo conservação de vitaminas e minerais essenciais para a saúde do consumidor. Posteriormente, um estudo comparativo de alimentos preservados em uma lata foi realizado contra outras embalagens em que foi determinado que os alimentos enlatados têm uma maior porcentagem de disponibilidade de macro e micronutrientes na maioria das categorias. Esses estudos garantem as informações do conteúdo dos produtos, atingindo a sociedade com um alimento de ótima qualidade, seguro e satisfazendo uma necessidade básica para o ser humano.

Também foi realizado um estudo com um laboratório autorizado pela Comissão Federal de Proteção aos Riscos à Saúde (COFEPRIS), sobre o impacto nos alimentos devido a um amassado ou golpe na embalagem, no qual se concluiu que nenhum impacto sobre os alimentos, graças ao revestimento interno da lata que o protege em todos os momentos do contato com o metal. Por outro lado, as únicas recomendações para que os alimentos sejam consumidos é que a lata não apresenta qualquer rachadura aparente que cause um escoamento e que não seja atolada, o que é completamente perceptível à primeira vista pelo consumidor, que isso não acontece com outras embalagens.

Este artigo integra informações que a câmera pesquisou sobre a sustentabilidade das embalagens metálicas e a friendabilidade das latas com o meio ambiente a partir de diferentes perspectivas, seja a disponibilidade da matéria- prima para a fabricação de embalagens, análise do ciclo de vida, vantagens comparativas ao longo da cadeia produtiva e,  nalmente, reciclabilidade e como todas essas informações são integradas para dar uma abordagem cada vez mais estreita ao que hoje conhecemos como «Economia Circular«.

ÍNDICE:

• Sustentabilidade

• Disponibilidade de matérias-primas

• Análise do ciclo de vida

• Pesquisa e análise da coleta e reciclagem de embalagens metálicas no México

1. SUSTENTABILIDADE

Durante 2011, os parceiros da câmara concordaram em realizar uma análise comparativa da sustentabilidade dos materiais para embalagens de alimentos e bebidas, pesquisa científica da Sprim México e a colaboração do biólogo Juan Januel Manzola. Esta pesquisa poderia ser determinada através de um certificado de avaliação de características gerais, ambiente econômico, ambiente social e ambiente ecológico; as vantagens das bebidas processadas, preservadas, embaladas e distribuídas em diferentes materiais para a fabricação de embalagens.

Para avaliar a sustentabilidade de um determinado produto, deve ser tida em conta de cada fase a partir da disponibilidade da matéria-prima, da fabricação da embalagem, do sistema de embalagem, da distribuição, armazenamento, vida útil, acessibilidade econômica, contribuiu para as necessidades da sociedade e pós- consumo, de modo que uma matriz foi desenvolvida que poderia conter todas as informações necessárias para a sua avaliação.

No  final da pesquisa bibliográfica, uma espécie de semáforo foi desenvolvida para que visualmente as informações contidas refletissem a viabilidade econômica, social e ecológica dos alimentos e bebidas que atualmente são distribuídos em diferentes contêineres. As vantagens que foram detectadas para embalagens metálicas derivam da tensão metálica, proporcionando uma vida útil mais longa para o produto sem a necessidade de refrigeração durante a distribuição e armazenamento, garantindo um produto seguro para o consumidor e, por outro lado, o uso de metais no  final de sua vida útil durante a reciclagem.

2. DISPONIBILIDADE DE MATÉRIAS-PRIMAS

• Eles não estão na lista de minerais críticos.

• Aumento da carga energética sobre a extração mineral.

Sem dúvida, um fator determinante para a sustentabilidade de um contêiner é a disponibilidade de suas matérias-primas, por isso é importante ressaltar que, no caso do aço 2 minerais são necessários para sua produção: ferro e carvão; e de acordo com informações cientí cas de hoje estes dois minerais são abundantes na crosta terrestre, bem como o caso da bauxita, mineral que converte alumina e mais tarde em alumínio.

No aço, podemos dizer que a humanidade tem pelo menos mais 2,000 anos de disponibilidade da matéria- prima e mais 10,000 anos de alumínio, sem mencionar que esses dois materiais estão sendo reciclados com sucesso, graças ao seu alto valor no mercado , mas também porque estes dois metais podem ser reciclados infinitamente.

3. ANÁLISE DO CICLO DE VIDA

Durante 2015 e 2016, a CANAFEM realizou a análise do ciclo de vida das embalagens de aço e alumínio pelo Dr. Nidya Suppen, diretor do Centro de Análise de Ciclo supérgico e Desenvolvimento Sustentável, reconhecido mundialmente por suas contribuições para esta valiosa ferramenta medição de pegadas ambientais.

Embora seja verdade, hoje a análise do ciclo de vida é uma ferramenta importante para medir a pegada ecológica de um bem ou serviço, na CANAFEM acreditamos que há uma grande área de oportunidade não explorada pela ferramenta e que pode ser crucial no momento da compra para um produto em cima de outro, por exemplo, sabemos que a pegada ambiental quanti ca as emissões ao longo do processo, no entanto, a degradabilidade dos materiais não é levada em conta no caso de não cumprirem o seu ciclo de reciclagem, como as embalagens de aço , que se por algum motivo ele é usado e jogado fora em um lugar inacessível para recuperação ou coleta, este recipiente naturalmente se desintegra em um curto espaço de tempo pela oxidação e retorna seus minerais para a terra, enquanto outros materiais que vêm a sofrer o mesmo sorte di cilmente vai se desintegrar e causar contaminação eminente para o ecossistema, como embalagens compostas.

Outro exemplo, que no momento não tem uma certeza de medição e análise na mesma ferramenta, é a vida útil que a embalagem dá ao produto, uma vez que a embalagem é fabricada e embalada neste caso um alimento, ele terá uma maior oportunidade para que ele atenda na sua função, que é precisamente chegar à mesa e ser consumido, enquanto outras embalagens oferecem uma vida útil com uma data de validade limitada para consumo aumentando a diminuição da sua produção.

No entanto, conhecendo essas e outras limitações das informações obtidas com a ajuda dos fabricantes de embalagens metálicas, a câmera considerou que os dados divulgados para o estudo constituem um parâmetro sólido, a  m de medir seu progresso no diminuição em suas emissões ao longo dos anos, de modo que a câmera continuará a promover a realização deste estudo.

Devido à alta porcentagem de reciclagem em nosso país de embalagens de aço e alumínio, a pegada de carbono diminui na proporção.

Huella de carbono en México: PET vs Vidrio vs Aluminio

4. PESQUISA E ANÁLISE DA COLETA E RECICLAGEM DE EMBALAGENS METÁLICAS NO MÉXICO

Objetivo: Conhecer em primeira mão a composição do lixo por embalagem de material que sai de uma casa com uma família em média por um mês médio.

Medição -Comportamento -Quanti cação proporcional

Atualmente, a Câmara Nacional de Fabricantes de Embalagens Metálicas está realizando um estudo de reciclagem de contêineres metálicos em nosso país com o Instituto Politécnico Nacional (IPN) especificamente com a Escola de Ciências Químicas Biológicas. O objetivo é conhecer em primeira mão a composição do lixo com material de embalagem que deixa uma casa de família média por um mês. Este é o primeiro objetivo que é cumprido para saber realmente quanto está sendo consumido da casa, e poder ter uma certeza sobre quanto do lixo é rejeitado hoje quantitativa representa o recipiente do metal.

Após a quanti cação da amostra em casa, o estudo tem como objetivo conhecer o caminho do recipiente de metal desde o momento em que sai de casa, até seu destino  nal, seja esta a fábrica a ser reciclada e convertida em matéria-prima para outras indústrias ou lixo.

Uma vez que a viagem de nossa embalagem é conhecida, destina-se a fazer uma quanti cação total das embalagens por zona e sazonalidades do ano de tal forma que as oportunidades que a indústria tem hoje para melhorar o processo de reciclagem. Se necessário, tenha uma maior utilização do material e, sobretudo, para reduzir fortemente as emissões de CO2 dos seus transportes para a sua vida  nal.

Para a CANAFEM é importante saber como a empresa percebe e gerencia embalagens metálicas para fornecer as informações apropriadas sobre sua gestão pós- consumo.

Pretende-se concluir com a primeira etapa do estudo durante o primeiro trimestre de 2020.

Comentarios
Loading...