Moda e Tendência Em Perfumaria

0

O mundo da moda está inevitavelmente entrelaçado ao encanto das fragrâncias. Enquanto muitas marcas de luxo correm para lançar sua primeira fragrância, já podemos encontrar, dentro do mercado, numerosos posicionamentos de marca.

Um novo lançamento está longe de ser bem-sucedido, mesmo que a marca o seja por si mesma. Os consumidores têm um universo suficientemente grande para suas escolhas, entretanto, e apesar disso eles continuam a exigir autenticidade.

De fato, num mercado em tal alto grau competitivo, não é fácil para uma nova marca obter sucesso no lançamento de sua primeira fragrância. Estilistas e designers de roupas e joias devem esperar alguns anos para se tornarem conhecidos, estar em voga e entrar na moda. Mesmo assim, estilistas conceituados como Stella McCartney e Alexander McQueen, ambos de renome e muito criativos na indústria da moda, tiveram alguns lançamentos malsucedidos ou de pouco destaque no setor de perfumes.

O segredo do sucesso

O sucesso desses lançamentos está fundamentado em que as licenças são mundiais, de longo prazo e exclusivas. A marca precisa ter legitimidade, o que significa que já deve possuir prestígio e respeito pelos seus clientes regulares, oferecendo-lhes fragrâncias luxuosas exclusivas por preços geralmente mais caros.

As fragrâncias devem ser seletivas, com propostas capazes de estabelecer diferenciais competitivos sem, paradoxalmente, se afastar muito do convencional.

Desse modo encontramos um sem-número de exemplos de lançamentos bem-sucedidos: Gaultier, Narciso Rodriguez, Issey Miyake, Elie Saab. Nos últimos grandes lançamentos, podemos listar a Carolina Herrera com o seu perfume CH, e as fragrâncias de Jimmy Choo e de Repetto, marca prêt-à-porter com recente e forte penetração no mercado europeu de perfumaria.

Por outro lado encontramos várias grifes posicionadas no mercado de massa (por exemplo: Sandro, Zara, Abercrombie & Fitch) que não tem legitimidade, ou seja, vendem produtos mais do que vender sua própria marca. Assim, não possuem uma identidade marcante ou reconhecível o suficiente para fazer com que os seus perfumes obtenham sucesso.

As marcas trocam de licença na expectativa de criar oportunidades de um crescimento melhor, por causa de resultados de vendas aquém do previsto, ou por mal-entendidos entre a marca e o grupo que produz seus perfumes. Este é o caso da Burberry e de Jean Paul Gaultier.

Grandes casas de estilistas

A casa Chanel marcou a história do luxo através de diversas criações, e de seu perfume Chanel No. 5, que se tornou o perfume mais vendido no mundo e comemorou seu nonagésimo aniversário em 2011.

Nos dias de hoje, a casa Chanel está presente em quatro nichos do mercado de luxo: alta moda, perfumaria, joias e maquiagem de marcas famosas. Dirigida pelo gênio criativo de Karl Lagerfeld, a casa Chanel tem alcance global. Mesmo 40 anos após a morte de seu criador, o espírito Chanel, símbolo de elegância natural, está presente nos desfiles mais prestigiados no coração dos amantes da alta-costura.

Yves Saint Laurent nos introduz num mundo de emoções, onde prevalece o prazer dos sentidos desde o seu primeiro perfume. Em 1964 se revela o espírito visionário e impertinente de uma marca tipicamente parisiense. Cada uma de suas fragrâncias carrega seu próprio universo, cheio de charme e sedução: «La Parisienne» e sua irmã, a pequena «La Parisienne à l’extrême», evocam a liberdade da mulher moderna que se doa à doçura da vida noturna, encarnada na publicidade pela supermodelo Kate Moss.

Os perfumes Yves Saint Laurent evocam, cada um à sua maneira, as muitas facetas da personalidade das mulheres e dos homens através de tons ambíguos, mas sempre sensuais.

A casa Dior nasceu em 1947, graças à vontade de seu fundador, Christian Dior, de trazer de volta na mulher do pós-guerra, o desejo de se cuidar, de seduzir e afirmar sua feminilidade. Sua primeira coleção foi uma proposta inovadora, cheia de positivismo, mas elegante e de grande leveza. Junto com a casa Chanel, revestem a alta-costura francesa com o renome internacional que possui na atualidade. Para a casa Dior, o perfume é um elemento essencial para alcançar o conceito total do que é o vestir. Miss Dior é uma criação idealista da emancipação da mulher.

A oferta da casa Dior abrange o mundo da moda, perfumes, cosméticos, relojoaria e joalharia, ostentando como um dos seus principais atributos a excelência. É sem dúvida uma das marcas que melhor expressa o luxo no mundo moderno.

Nascida da paixão pela moda, a marca Givenchy, oferece criações excepcionais que são um misto de tradição e modernidade. Em 1957 lançou sua primeira fragrância, L’Interdit, criada especialmente para a famosa atriz Audrey Hepburn.

Esta marca, tão conhecida no mundo do prêt-à-porter, se distingue das outras pela precisão dos detalhes, harmonizados à sobriedade com requinte e um toque de fantasia. Seus perfumes são geralmente best-sellers, normalmente encontrados em toda parte. Para comemorar os seus cinquenta anos de existência, em 2007 Givenchy reeditou dez de suas fragrâncias mais conhecidas: a coleção Les Parfums Mythiques, que inclui L’Interdit, Vétyver e Givenchy III.

O senso do detalhe e a qualidade de suas criações fizeram de Gucci um nome mundialmente famoso. Desde Jackie Kennedy e Grace Kelly, as personalidades mais famosas deram publicidade à Gucci. O requintado estilo italiano inspirado no mundo equestre tem seduzido o público desde 1920. Atemporal e eterna, Gucci encarna o bom gosto, tanto na linha de prêt-à-porter, quanto na alta-costura, joias, óculos e relógios. Dentro do mesmo conceito, os perfumes de Gucci respiram elegância e sutileza.

Internacionalmente, Gucci é uma das marcas italianas mais lucrativas. Apesar dos prognósticos pessimistas após a saída de Tom Ford, a marca soube se renovar, mantendo os diferenciais que fizeram seu sucesso: luxo, elegância e sofisticação.

As fragrâncias plenas de flores sutis, de madeiras exuberantes, de especiarias profundas misturadas em novos acordes que nos fazem mergulhar na sofisticação e beleza visual do mundo da moda, estão disponíveis para o público mais do que o próprio vestuário. Hoje e sempre mercadores de sonhos nos levam para fora do cotidiano com uma única promessa: ser diferente, único e consequentemente especial.

Referências

  • www.vogue .fr
  • parfums-tendances-inpirations.com
  • www.elle.fr
Comentarios
Loading...