O enigma dos atuadores

0

Para obter um desenvolvimento satisfatório, é necessária uma estreita colaboração entre todos os fornecedores do sistema de aerossol.

[separator type=»line» /]
São constantes os questionamentos que os nossos clientes fazem sobre o tipo de atuador, a válvula e o recipiente que se adaptam melhor ao seu produto. Por nossa experiência, podemos afirmar que a melhor maneira de alcançar um desenvolvimento satisfatório é mantendo um contato próximo entre todos os envolvidos, ou seja, todos os fabricantes que fornecem algum componente do sistema de aerossol.

Embora, para obter um produto de sucesso, Precision Valve recomende usar, por razões de compatibilidade, sempre presentes, as nossas válvulas com os nossos ativadores; no entanto, quanto ao recipiente, como existem muitos tipos de corpo, perfil e características físicas no mercado, chegamos à conclusão de que, para alcançar um desenvolvimento satisfatório, devem ser definidas algumas questões iniciais, tais como:

  1. Que característica pretende destacar
  2. Para que tipo de mercado o produto é dirigido
  3. Que desempenho procura
  4. Qual será o uso que o consumidor final fará do aerossol
  5. Será um produto para cuidados pessoais, da casa, industrial, automotivo, etc.
  6. É importante diferenciá-lo na prateleira ou pode ser um produto genérico, entre outras questões.

Além disso, também devem ser avaliadas as características dimensionais de cada componente separadamente, bem como a sua integração e a viabilidade de serem compatíveis entre si. Tudo isso por meio de ensaios de estabilidade, uso contínuo, uso periódico, etc.

FUNÇÕES DOS ATUADORES

Os atuadores, os pinos e os domos possuem diferentes funções no sistema do aerossol: funcionais, técnicas, estéticas, de segurança, resistência, inclusive de identidade para um produto. Em termos de características técnicas e funcionais, essas permitem regular a quantidade (jato ou vazão) e a qualidade (padrão de pulverização) do produto oferecido.

As características estéticas, juntamente com a embalagem, fazem parte da imagem do produto. Alguns também oferecem sistemas de segurança contra acionamento acidental por crianças, que, por lei, são obrigatórios nos inseticidas, por exemplo. Além disso, devem ser resistentes para suportar o peso durante o armazenamento, a manipulação e o transporte.

Por definição, os atuadores são os elementos que permitem fornecer o produto de forma final, sendo a ligação entre o sistema de pulverização e a parte externa dos componentes que abrem a válvula do aerossol.

APLICAÇÕES DOS ATUADORES

Juntamente com os outros componentes da válvula e o produto, o atuador é projetado para atender as características específicas de uso:

  • Tamanho da partícula
  • Jato ou vazão
  • Padrão de pulverização
  • Critérios de comprimento da chama
  • Seguro para ser acionado

Artigo, O Poder de um Botão, Amparo Rojano, Aerosol la revista, Maio de 2008.
[separator type=»line» /]

Devem ser avaliadas as características dimensionais de cada componente separadamente, bem como a sua integração e a viabilidade de serem compatíveis entre si.

El-enigma-de-los-actuadores-1

TIPOS DE ATUADORES

Existem vários tipos de atuadores, tais como: botões, spouts, domos, gatilhos, etc. Alguns os classificam de acordo com o seu tipo de fixação:

  1. atuadores: são fixados na válvula (valve stem fitting), na haste ou no prato da válvula (valve cup fitting) e
  2. domos: são fixados no recipiente do aerossol (can fitting).

A compatibilidade entre a válvula e os atuadores está intimamente ligada às características geométricas, dimensionais e estruturais de cada parte.

No que diz respeito à válvula, as características a serem consideradas são:

  1. altura da haste,
  2. diâmetro da ponta da haste,
  3. diâmetro exterior do prato da válvula. Quanto à altura da haste, essa deve ser medida da parte superior da base do prato da válvula à parte superior da ponta da haste.

O diâmetro externo da ponta da haste é essencial. No caso das válvulas S90 (da Precision Valve), deve ser de 4 milímetros ; em alguns casos especiais hastes com diâmetro final ponta de 3,3 mm são usados.

O diâmetro externo do prato da válvula é básico para os aturadores que se fixam nela. A altura da haste deve ser tal que, ao ajustar os atuadores ou os domos que se fixam na tampa ou no recipiente, a válvula deve permanecer sem ser ativada, mas, ao mesmo tempo, deve permitir que seja ativada ao pressionar o pino. O diâmetro externo da haste deve ser tal que permita a entrada no soquete do atuador de forma livre e sem nenhuma obstrução.

O diâmetro dos domos que se fixam no recipiente é determinado de acordo com os diâmetros disponíveis no mercado, que são fixados no colo dos recipientes. Geralmente, cada fabricante de válvulas recomenda que sejam usados os seus próprios atuadores a fim de evitar problemas de compatibilidade.

APLICAÇÕES DOS ATUADORES

Juntamente com os outros componentes da válvula e o produto, o atuador é projetado para atender as características específicas de uso:


O ATUADOR (ativador ou pino) é o componente que facilita a abertura da válvula e, ao mesmo tempo, proporciona um jato perfeito em termos de quantidade e qualidade do produto.

Nas origens do aerossol, o atuador consistia em uma superfície de pulsação. Atualmente, é um componente indispensável, uma vez que oferece vantagens quanto à segurança, à proteção e à imagem.


SÃO CLASSIFICADOS EM DOIS GRUPOS PRINCIPAIS: De acordo com o jato do produto (pulverização, gel ou espumas) e com a fixação ou o sistema de fixação do aerossol (na haste, no prato ou no recipiente).

Também são determinados quanto à seção dos dutos internos do volume da câmara, dos canais da inserção, do diâmetro e da forma do orifício. Os desenhos devem ser apropriados ao produto que deve ser aplicado.

Artigo, A Válvula e os Seus Componentes, Amparo Rojano, Aerosol la revista, Janeiro de 2011.

El-enigma-de-los-actuadores-2

Os atuadores são classificados de acordo com o tipo de fixação (na haste, no prato da válvula ou no recipiente); portanto, os tipos de fixação na haste são basicamente superfícies de pulsação com um desenho simples, os de fixação do prato da válvula são utilizados em recipientes cujo ombro é do tipo ogival, podendo ter uma tampa para completar o seu desenho. Por outro lado, os que se fixam no recipiente podem ser feitos de folha de Flandres ou de alumínio, em diferentes tipos de ombro, seja reto ou curvo.

Os atuadores que se fixam no prato da válvula devem ser verificados, uma vez que a saia da parte inferior do atuador pode não ser compatível com o ombro do recipiente.

ATUADORES ESPECIAIS

Um tipo especial de atuador é o conhecido como trigger ou gatilho, que, como o seu nome indica, consiste em uma alavanca ligeiramente curvada, que é ativada de maneira transversal ao eixo da haste gerando uma pulverização horizontal do produto. Contamos com dois modelos deste tipo: o Accusol e o Génesis.

São projetados para produtos de uso industrial, em que se necessita um jato dirigido de forma localizada: removedores de partícula, limpadores de aparelhos eletrônicos, lubrificantes, aplicação de tintas, extintores, etc.

Este tipo de atuador se fixa ao prato da válvula e possui uma trava de segurança para evitar um acionamento acidental. Dentre as suas variações, pode haver com saída direta ou com inserção, além dos MBU, que atuam por rompimento mecânico, que são para produtos nos quais é necessário um jato muito fino ou APSL, concebidos para produtos com alta concentração de pó; portanto, atendem uma grande variedade de aplicações.

Finalmente, podemos dizer que, antes de escolher determinado atuador, é preciso avaliar o aerossol na sua totalidade, levando em conta principalmente se a válvula, o recipiente e o atuador que escolherá são compatíveis entre si, tanto funcional como estruturalmente, bem como os ensaios de estabilidade, aplicação, exaustão, etc. Devem ser feitos ensaios considerando todo o conjunto do aerossol para avaliar a funcionalidade completa dos seus componentes e, assim, evitar qualquer falha.

Comentarios
Loading...