Melhores práticas de sustentabilidade em empresas do setor de aerossóis no México

0

Existe um trabalho que está sendo desenvolvido em diferentes empresas no setor de hidrocarbonetos durante os últimos 3 anos, devido a que requerem certas alavancagens, fortalecimentos e melhorias em diferentes áreas para ir criando melhores empresas, torná-las mais sustentáveis em nosso país.

Estamos em um mundo de muitas mudanças, com muitas variáveis que agora é necessário lidar. De uns dois anos para cá tudo é diferente, de tal forma que as empresas também necessitam mover-se e já não pensar que a sustentabilidade como palavra, é somente um esquema ambiental, senão a sustentabilidade é um marco onde as indústrias e as companhias vêem uma perspectiva de 360 graus e através de todas as áreas, a oportunidade que têm em desenvolver diferentes linhas para consolidarse.

O objetivo desse artigo técnico é mostrar os projetos que têm sido desenvolvidos e como sua execução tem fortalecido as empresas, e que melhores práticas podemos extrair disso para que  possam ser utilizadas por outras empresas do setor.

ÍNDICE

1. O mundo empresarial de hoje.

2. Sustentabilidade nas empresas.

3. Projetos desenvolvidos.

4. Incremento da sustentabilidade.

5. Melhores práticas de sustentabilidade.

 

1. O MUNDO EMPRESARIAL HOJE

É totalmente digital e requer para os novos consumidores um nível de inovação acelerado, porque os novos consumidores ficam entediados rapidamente com o que já existe. Tudo se transfere de maneira digital, o que acontece em um país, se aprende rapidamente no outro. O que acontece em uma indústria se transfere através das plataformas digitais; por exemplo, os processos de produção, otimização de operação e várias outras coisas, já podem ser vistos em vídeos de tutoriais.

O mundo atual é totalmente:

• Digital e inovador

• Globalizado

• Cheio de interessados

• Incerto e dinâmico

• Grande quantidade de dados

• Hipercompetitivo

2. SUSTENTABILIDADE NAS EMPRESAS

As empresas já não se podem mover em um ambiente ou conceito de sustentabilidade como se fosse uma questão meramente ambiental, e que também os temas já não possam ser vistos de maneira isolada. As empresas têm uma responsabilidade com a sociedade, com os investidores, pela vida das pessoas que trabalham, etc., e ao mesmo tempo tem a responsabilidade de agregar valor à sociedade. Já não é gerar capital por gerar capital, senão que o resultado tem que vir acompanhado da geração de valor social, do que a sociedade percebe do meu produto, do que eu estou dando e se está disposta a pagar o preço do que custa o aerossol. Qual é o valor social que o consumidor percebe e porque vai e compra um ou o outro.

Este aspecto da sustentabilidade das empresas ajuda muito aos que tomam decisões, analisem e identifiquem onde devem trabalhar. Que movimentos estratégicos, mudanças, e decisões no momento ou em um futuro devem ir desenvolvendo. Com que velocidade devem se mover para que as mudanças que executem possam levar a um rumo correto e possam capitalizar e maximizar, ao mesmo tempo que fazem com que a sociedade perceba melhor o valor que estão proporcionando.

Isso já se converte em um cubo de Rubik de muitos quadradinhos, onde cada movimento que a direção ou empresa faz, significa um novo cenário. Significa a identificação de novas variáveis, significa que pode se perder algo, para ganhar algo; sempre a área diretiva e seu grupo imediato de trabalho têm que analisar desde visões e perfis, como o cubo de Rubik, desde 6 faces diferentes ou mais.

A sustentabilidade das empresas é como un cubo Rubik. Cada movimento é fundamental, cada movimento é um novo cenário.

Quais serão os efeitos, impactos e benefícios das decisões tomadas? Nesses tempos o trabalho dos diretores é totalmente diferente, já não se trancam nos seus escritórios para refletir e meditar para que a fórmula chegue até eles, para a nova estratégia da empresa. Agora eles têm que trabalhar com um grupo para receber muitas idéias, têm que conversar com o pessoal para saber o que se requer, entender e mudar o cenário se possível.

A sustentabilidade nas empresas também implica muitos pontos onde podemos ir recuperando valor. Se nós vemos diferentes etapas da cadeia de fornecimento das empresas e vemos ou avaliamos nada mais com as palavras, vamos ver qual é a perda de valor que a empresa tem nessa área. Se podem cruzar cada uma dessas palavras com as diferentes etapas, operações, atividades e pessoas da cadeia de valor do setor de aerossóis ou da empresa, e identificar quanto valor estamos perdendo quando se interrompe e o trabalho é incompleto.

Perdas de sustentabilidade

• Interrupção.

• Incompleto.

• Maior consumo de energia.

• Duplicidade.

• Omissão.

• Inação.

• Excesso de tempo.

• Desperdício.

• Rejeição ao produto/resultado.

• Mais de.

• Menos de.

• Em vez de.

• Além de.

• Contaminado.

• Outras

Por exemplo, se saísse incompleto um pedido do depósito aconteceria um grande impacto que afetaria muito a eficiência operacional, a cultura de trabalho, a interação de uma área funcional com outra, entre um departamento e outro, nos tempos, etc….

Se fizéssemos uma matriz de todos os impactos dessas palavras ou de outras e revisássemos como estamos na fábrica, na empresa ou na cadeia de valor, encontraríamos muitas áreas de oportunidades todas capitalizáveis.

O gráfico que vemos a seguir é um exemplo de como ver o processo que temos que trabalhar. Se se tem uma responsabilidade de supervisionar uma linha de produção, de depósito ou processamento da folha de pagamento, com esse exemplo processamos o trabalho atual das pessoas e o que necessitam fazer para seguir crescendo. Isso vai nos ajudar a diminuir erros, fazer a informação mais eficiente, mais precisa, etc.; então passaríamos de criar a estabilizar, de estabilizar a inovar e de inovar a ter processos que nos permitam utilizar a força de volta, para gerar melhores condições.

 

Papel dos diretores:

Se o vemos en 360° e se estamos no depósito, na fábrica, se nos corresponde liderar ou ser o motorista para transportar ou ser o responsável de qualidade como posso criar, estabilizar, inovar e levar mais longe a área que me corresponde da empresa?

Quando você vê muitos macroprocessos nas indústrias, todos passam por essas curvas.

Alguns pontos de partida no México:

Curvas de aprendizado:

No México existem empresas de aerossóis muito estáveis, que têm muitos anos e algumas delas, ainda têm que passar pela curva de aprendizado. Os fatores são diversos, um deles é a rotação da equipe. Aproximadamente 30% dos empregados de uma companhia sai em um ano, e por isso ingressam novos trabalhadores, de certa forma você paga essa curva de aprendizado, como?

Pagando com erros, omissões, tempos perdidos, entre outros aspectos mais. Ainda há muito a ser feito para se ter uma curva de aprendizado mais reduzida, um tempo de aprendizado mais curto para que as empresas possam não sofrer os custos por não pagar os erros.

Empresas novas:

Existem diferentes empresas que lutam por um lugar no setor de aerossóis. Existem algumas que são familiares e buscam projetar e desenvolver marcas próprias ou uma linha de produção.

Empresas familiares:

No México existem várias companhias que estão na  primeira ou até na  segunda geração e estão passando por processos de sucessão. Nesse sentido, como vamos garantir a sustentabilidade da empresa para a seguinte geração? Que competências, capacidades e quem devemos manter? Aqui é onde começa um processo muito complexo.

Concorrência por centavos:

Na indústria se compete por centavos e é muito lamentável que uma empresa nos ganhe uma parte do mercado porque baixou 3,2 ou 1 centavo, quando são milhares de latas de aerossol e resulta ser algo muito significativo.

Nível escolar:

É de grande importância o nível escolar da nossa equipe porque nos custa trabalho alcançar um alto patamar, devido a concorrência.

Pouco apoio em consultores:

Muitas empresas não confiam no apoio externo e não tem como a experiência e conhecimento das consultorias, que podem ser financeiras, de logística, de otimização de operações ou de outros tipos e assim capitalizar o que outros já sabem fazer. A consultoria pode ser como uma alavancagem para um desenvolvimento mais rápido.

3. Projetos desenvolvidos

A companhia B-safe tem desenvolvido projetos de sustentabilidade em 3 empresas do setor de aerossóis no México e isto é o que eles implementaram em cada uma.

4. Incremento na sustentabilidade

Os benefícios destas empresas tem sido:

Empresa 1

Empresa 2

Empresa 3

5. Melhores práticas de sustentabilidade

Toda empresa que busca vida longa, bons mercados e alta rentabilidade deveria estar trabalhando as Melhores Práticas de Sustentabilidade porque:

Comentarios
Loading...