Inovação em embalagens de alumínio

0

É momento de falar de inovação nas embalagens de alumínio, porque a indústria de aerossol pede isso. Os tempos mudam, o mundo avança e nós também.

ÍNDICE:

1. O desafio das marcas

2. Implicações

3. Inovação nas embalagens

4. O que temos disponível?

5. Distinção nas formas

    5.1 Embossing

    5.2  360°

6. Inovação e sustentabilidade ReAl™

7. Soluções inovadoras na impressão

• Eyeris®

• Matte & Gloss

• Tactile

8. Lata Inteligente

1.  O DESAFIO VAREJISTA DAS MARCAS

Todos conhecemos essa imagem, estamos familiarizados com esse tipo de cenário e em algum momento passamos algum tempo nas lojas analisando produtos, mas o consumidor só vê um espaço lotado, cheio de produtos e esmagador; ao contrário do sentimento que nos gera ( os apaixonados das embalagens). Então para enfrentar a complexidade que representa o que se necessita são atalhos para tomar decisões mais rápidas, decisões que nos favoreçam tanto como indústria,como aos produtos.

2.  IMPLICAÇÕES

• Dos 40.000 itens transportados por uma típica mercearia, uma casa em média compra apenas 300 itens diferentes durante o ano.  Sorenson

• Em um estudo de mercado das compras de produtos de limpeza para uma casa, o tempo em média por decisão de compra foi de 8.5 segundos( incluindo o tempo que levou para caminhar pelo corredor da loja de comestíveis) e apenas 17% escolheu duas ou mais marcas antes de decidir o que comprar.Hoyer

• Dentro de uma categoria de interesses, os compradores veem e consideram ativamente apenas cerca  de 50% das marcas nas prateleiras.Hoyer

• Se os compradores não encontram o que estão buscando em 8-10 segundos, muitas vezes se vão. Young

O que se encontrou foi muito interessante: durante um típico dia de compras, um comprador visita unicamente uma seção da loja e analisa só um pequeno conjunto de produtos tomando a decisão em questão de segundos. O que mostra que pequenas diferenciações no produto, neste caso a embalagem, gera um impacto muito grande na hora de tomar a decisão final porque o contato é visual. Todo o impacto é gerado no momento em que estão parados em frente a prateleira. Como vamos fazer para que nosso produto se destaque em meio a multidão, para que atraia a atenção do consumidor?

3. INOVAÇÃO N   MBALAGENS

“A inovação é a mudança que revela o valor” – Jamie Notter

Inovando é maneira que vamos captar novos consumidores, novos compradores, porque a inovação é essa mudança que vai revelar ou desencadear o verdadeiro valor do produto que no final fará a diferença. Existem quatro pontos que são considerados importantes no que se refere às inovações, especificamente falando das embalagens:

1. Atração: Tem que gerar atração porque o que tem que ser feito é maximizar a atenção que já é muito limitada do comprador. Como? Com a carga visual. Não exatamente através de uma embalagem psicodélica e cheia de enfeites, senão de ter um designe que capte a atenção.

2. Resposta emocional: Muito importante porque isso faz com que o comprador se sinta ligado com o produto, que o faça se identificar com ele, que gere nele um sentimento. Um exemplo muito claro é com as crianças que olham uma embalagem com um desenho da moda e querem todos os produtos desse personagem que gera neles uma emoção, uma sensação de pertencer.

3. Compromisso: Se refere a que a embalagem gere um sentimento de que estou contribuindo com algo mais; por exemplo, temas de sustentabilidade, ecologia, proteção de animais.

4. Proteção: Uma embalagem pode ser um escudo para uma marca, pode ser até o defensor do espaço da prateleira de uma marca entre milhares de versões de diferentes produtos. Tem que utilizar as embalagens para proteger as próprias marcas.

A inovação em embalagens já está ao redor do mundo, nossa indústria já respira inovação e temos que seguir trabalhando arduamente.

4.  O QUE TEMOS DISPONÍVEL?

Existem elementos que parecem básicos para aqueles de nós que já estamos envolvidos na indústria pois o trabalhamos no dia a dia, mas a realidade é que cada vez há novos consumidores, novos clientes que não conhecem tudo sobre eles e podemos utilizar funcionalidades básicas para fazer a diferença. Sendo essas alternativas mais viáveis quanto ao custo e são relativamente fáceis de implementar.

5. DISTINÇÃO DAS FORMAS

5.1 EMBOSSING:  Relevo dentro da mesma lata que pode ser utilizado por razões estéticas, mas também pela funcionalidade. Proporciona uma excelente aderência para um DO ou um gel de barbear. Também é um bom aliado contra a falsificação.

5.2 360° “A forma do que vem “. Essa tecnologia aporta uma nova dimensão ao contorno da lata através de um processo que permite a configuração personalizada, de forma simétrica ou assimétrica, ao redor da circunferência completa da lata, beneficiando tanto as marcas como os consumidores finais.

Ball combinou sua experiência gráfica com uma forma inovadora,inovador para produzir uma lata visualmente atrativa de todos os ângulos.Definitivamente será destaque em qualquer prateleira e o consumidor vai querer examiná-lo cuidadosamente.

Esta nova dimensão proporciona uma estética limpa e simples. Impacto dramático sem desordem.

6. INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE REAL®

• Um compromisso com a sustentabilidade e a inovação de embalagens

• ReAl® pode utilizar uma liga de alumínio desenvolvida por Ball, a qual exibe uma maior resistência permitindo uma redução significativa do peso da lata sem afetar a integridade da embalagem. Até o momento eles foram introduzidos com sucesso no mercado de latas e aerossol com um aligeiramento de até 20%

• A tecnologia  ReAl® oferece importantes benefícios ambientais a nossos clientes já que permite uma redução da marca de carbono do produto em comparação com uma lata padrão

• A diferença dos outros substratos como o PET, o alumínio pode ser reciclado infinitamente e não é produzido um ciclo descendente quando os metais se reciclam uma e outra vez. O metal recicla para sempre.

7.  SOLUÇÕES INOVADORAS NA IMPRESSÃO

Um ambiente varejista competitivo exige a diferenciação. Falamos também que a  diferenciação é o que tem impacto direto sobre as vendas, então não vamos perder de vista além da forma, a impressão das embalagens. Impressionante notar como as embalagens relativamente simples podem ter um grande impacto na mão de um excelente desenvolvimento de artes

Nossas soluções gráficas inovadoras fazem com que o produto se destaque no competitivo mercado varejista. Mate, Brillante, Semi mate, Nacarado, Matte & Gloss, Eyeris™y Tactile são algumas das técnicas que maximizam as capacidades reprográficas.

yeris®

Esta inovação o que faz é maximizar o potencial da litografia offset. Através de umas placas de impressão e tintas especiais esta tecnologia gera um efeito fotográfico. Os resultados são impressionantes, por exemplo, se queremos imprimir rostos, gráficos com muitos detalhes ou inclusive diferentes tons de cabelo.

9. LATA INTELIGENTE

Vivemos em um mundo em que tudo já é inteligente: o telefone, o edifício, o carro, etc. Por isso os consumidores querem se conectar cada vez mais com as marcas. Terminou o tempo em que entre menos interação se tenha, melhor. Consumidores que inclusive não se atreviam a reclamar, simplesmente deixavam de comprar o produto.

Agora estamos frente a um mercado que é mais dinâmico, que requer mais interação, que quer conectar, estar em dia. E não só os milênios, também outras gerações desejam estar no processo de conectividade. Pois basta ter ao alcance um telefone inteligente que através dos códigos QR faça esta interação com o consumidor. São impressos estes códigos e podem dirigir-se a um link de uma canção, a uma promoção especial da marca, a ter produtos grátis,enquanto o consumidor escaneia o produto. Esta é a lata inteligente. Se consideramos que existem mais de dois milhões de pessoas com acesso ao celular, esta opção soa tentadora, não?

                                             

Todos nós na indústria podemos falar de projetos,podemos falar das nossas organizações, equipamento e outros; mas é quando começamos a trabalhar juntos, quando compartilhamos idéias entre nós além das quatro paredes das nossas organizações, aí é quando a magia acontece, porque, porque cada quem traz experiências de diferentes fontes. Criar e desenvolver soluções é no que devemos nos concentrar.

Inovações enquanto as embalagens podem existir, podem ser imitadas ou não;podem ser patentes em uma companhia ou não, mas o céu é o limite. Devemos trabalhar juntos em desenvolver outras opções para apresentar no mercado saindo do paradigma de que a embalagem tem sido assim e será assim pelos próximos séculos. Ser diferentes e criar algo de magia.

Sejamos abertos, vamos interagir dentro da indústria para criar projetos que sejam inovadores, projetos que segurem o mercado e a nós como indústria do aerossol por muito, muito tempo.

Comentarios
Loading...