O propelente no desenvolvimento de produtos no aerossol Parte 2

0

Características
ambientais

Esta tabela mostra as características ambientais dos propulsores anteriores. Do grupo de gás comprimido o único com um potencial de aquecimento global moderado (GWP) é óxido nitroso, o resto é completamente ambientalmente amigável. De hidrocarbonetos sua única limitação ambiental é que eles são considerados COV como eles participam de reações fotoquímicas. Mientras que, de los hidrofluorocarbonos el único que tiene una característica negativa es el 134a por presentar un GWP alto, el resto es amigable con el ambiente. Quanto ao DME, sua limitação ambiental é que é considerado VOC, mas tem um GWP insignificante.

Fuente: Impact Assessment Study on the Adaptation to Technical Progress of the Aerosol Dispensers Directive

8. Relação de Enchimento

As fórmulas do aerossol são compostos de dois elementos: concentrado e o propelente. Precisamente um dos pontos para formular um aerossol é encontrar o propelente adaptado às nossas necessidades e encontrar essa relação ótima entre o concentrado e o propelente que nos permite ter as características do funcionamento do produto.

Entre estas características estão:

1. Obter o padrão de descarga exigido. 

2. Garantir a descarga total do produto.

3. Cumprir com questões regulamentares.

4. Seguro e estável

8.1 Considerações ao selecionar propelentes

Previo a la selección del propelente es posible hacer algunas consideraciones, sobre todo en temas de flamabilidad, costo, solubilidad, cuestiones regulatorias, presión y segmentación del producto. Y es importante hacernos cuestiones como:

É importante o assunto da inflamabilidade?

Para a maioria dos produtos não é, porém, para alguns aplicativos é instável cumprir com o assunto de não ter flamabilidade. Por exemplo, algunsaplicativosde tipo industrial. Técnica (limpadores de contatos eléctricos ou alguns produtos para o desmoldagem de peças.

É necesário que o propelente seja soluvel com o concentrado?

É uma característica que é ideal já que isto melhore o spray do produto, mas também existem algumas técnicas para integrar o propelente com o concentrado. 

Preciso exportar meu produto?

É importante rever os regulamentos do lugar a que queremos exportar, especialmente para limites máximos admissíveis de COV ‘ s e restrição sobre o uso de propulsores por temas GWP.

Qual é o meu mercado alvo?

Existem mercados como o personal care o cuidado do lar que são muito competitivos onde dificilmente pode escolher um propelente do alto preço. Outro mercado como o farmacêutico ou de aplicação técnica permitem ter um pouco mais de flexibilidade ao selecionar o propelente. 

8.2 Determinação da relação de enchimento

Infelizmente não há nenhuma fórmula mágica para determinar a relação de preenchimento, como cada caso é particular e há muitas variáveis a considerar. No entanto, você pode levar em conta alguns parâmetros como um ponto de partida:

1. Forma física do concentrado

2. Base o veículo do concentrado

3. Características do spray

4. Pressão de vapor

9. Enchimento do aerossol

Uma das perguntas que surgem quando estamos desenvolvendo um aerossol é: Quanto devería de encher? E a resposta está neste proceso simples: 

Um conceito importante para lembrar é aquele do headspace ou da câmara de expansão, que é basicamente o espaço ocupado pela fase do vapor do propelente em um aerossol. 

1. Capacidade máxima do recipiente

É importante notar que é impossível encher um aerossol a 100% de capacidade para duas questões: para a operação, mas acima de tudo para a segurança. 

Em termos de funcionamento, recomenda-se a utilização de gases liquefeitos que estejam disponíveis, pelo menos, 5% de câmara de expansão; 15% para o CO2 e 45% para o nitrogênio.

Em termos de segurança tem que lembrar que a densidade diminui com a temperatura, o que significa que um gás se expande com o aquecimento. Portanto, os níveis de preenchimento devem levar em conta a expansão da fase líquida no pior caso, ou seja, 50 oC; temperatura em que o formulador deve garantir que o produto é seguro para uso e manipulação.

Existem alguns regulamentos que indicam ou recomendam precisamente o que é o enchimento máximo permitido para um aerossol e que, no caso de gases liquefeitos é entre 82.45 e 85%.

2. Determinação da densidade do aerossol

Existem dois métodos para fazer este tipo de determinação: 

Método indireto:

A determinação pode ser feita usando o procedimento mostrado abaixo. Os valores de densidade do concentrado na temperatura de ensaio são determinados pelo método mais conveniente e os do propelente são geralmente tomados de tabelas. 

Limitaçoes:

– Não se considera mudanças no volume que surgem ao misturar (concentrado + propelente). 

– Não toma em conta o pequeno volume de propelente que perde no headspace.

Método Direto:

Este método é o mais exato como é completamente experimental, mas sua limitação é que exige mais infraestrutura.

E finalmente, com a relação de enchimento, a densidade do aerossol e a capacidade máxima do recipiente, os elementos estão já disponíveis para responder ao questionamento da quantidade em que um aerossol deve ser enchido.

Comentarios
Loading...