Gestão integral de resíduos no México

0

Essa questão da Economia Circular não é uma questão de moda, é algo que está aqui para  car, além de que não é novidade, já que faz desde 18 anos que existe y se chamava Ecologia Industrial. Para imitar a natureza,  nalmente é isso que se trata de que não geramos resíduos que são poluentes, mas materiais que podem ser incorporados em um ciclo.

Os resíduos da empresa A, pode ser a matéria- prima da empresa B, e esses resíduos podem ser a matéria-prima da empresa C e estes ao mesmo tempo novamente da empresa A. Isso é ideal, mas é um assunto que estamos muito longe de alcançar e não se sabe se vamos alcançar um dia e não se sabe se nós realmente queremos e se é tão útil. Vai ter coisas que não vamos poder controlar vendo desde o ponto de vista de sustentabilidade total e isso não é mal. Ao  nal do dia estamos em uma dinâmico atualmente que se eles nos dizem que estamos avançando em uma forma direta e muito clara para um maior bem- estar da humanidade.

Mas estamos tentando desafios e vamos nos concentrar em um que pode ser muito importante, que não é necessariamente a parte técnica da economia circular se não que tem uma parte fundamental da Economia Circular que é como vamos a controlar a información, como vamos deixar claro o que estamos fazendo e como vamos entrar em um mundo da mídia. O mundo mudou e mudou significativamente e parte do que tem a ver com essa variável que não existia há 20 ou 25 anos e que é a parte midiática da sociedade.

O Controle Integral de Resíduos implica a adoção das medidas necessárias para alcançar a sustentabilidade nas atividades de:

• Prevenção

• Minimização

• Separação na fonte • Armazenamento

• Transporte

• Aproveitar

• Valorização

• Disposição  nal

• Importação

• Exportação

Dentro deste contexto é importante mencionar o que está acontecendo na percepção. Por exemplo, do uso de plástico e de tirar alguns que estão na mente de todos nós, especialmente nos jovens que a embalagem é ruim, o plástico é ruim que é o vilão e que leva 400 anos para desintegrar um saco plástico. Estamos enfrentando um mundo que mudou precisamente por uma razão da mídia. O mundo mudou para isso. Muitas questões que se aplicam a nós na vida de hoje são devido à questão da mídia.

As mídias sociais estão moldando algo que é muito interessante e nós que pertencemos a um ramo industrial específico, temos que entender porque se não estamos longe para encontrar soluções para o nosso propósito de entrar nessa questão de uma economia sustentável dentro da economia circular.

IMAGINÁRIO COLETIVO: A MEGATENDÊNCIA PARA «O NATURAL» – «O NÃO PROCESSADO»

Estamos no processo em que o Coletivo Imaginário de Greta Thunberg, em Estocolmo, tem sua base em algo tão simples que é isso: o natural é bom e equivale ao não processado, o que tem algum processo não é tão bom quanto o que é natural e baseado nisso toda essa mitologia de voltar ao natural foi construída: não alimentos processados, nem aditivos, nem conservantes, nem antibióticos, nem vacinas. É onde estamos, e é interessante.

A Economia Circular tem essa característica que a tornou muito mais forte e popular, do que quando se fala sobre a Economia Industrial o que é restaurador e regenerativo para que os produtos, componentes e recursos que são utilizados para os produtos para manter seus utilidade e seu valor. Isto é o que este coletivo imaginário está moldando e algo que está acontecendo especi camente no México é toda uma onda de leis contra sacos plásticos, eles são proibidos e é muito interessante analisar como isso está causando uma maior quantidade de gás efeito estufa. Está afetando negativamente o meio ambiente e é um grande revés.

Sacos plásticos são para uso único, é um erro pensar que por ser de dois usos (pelo menos) porque se levarmos um saco plástico para a casa com o que acabamos de comprar, guardamos e o ocupamos para colocar o lixo que geramos , embalagem, latas usadas, resíduos e depois jogamos o lixo fora. Bem, isso tem a ver com o ciclo de vida e o impacto no meio ambiente. 90% das famílias usam o saco plástico.

É muito importante perceber que isso foi desencadeado justamente por um lado, como presença de redes sociais, o uso da internet e a globalização da informação. Vamos lembrar o que aconteceu com os canudos que o usaram como uma ma invenção do ser humano e agora não há mais canudos. Quando a indústria de canudos começou, eram feito de papel e papelão, depois mudou para plástico porque é muito mais ecológica. A pegada de carbono de um canudo ou papelão é muito maior do que a do plástico e a porcentagem de uso do canudo clássico é de 0.002%, isto quer dizer que não pinta nada na produção e venda de plásticos no mundo , mas uma foto de uma tartaruga com um canudo preso no nariz foi o que provocou que a indústria de canudos está prestes a quebrar.

A Megatendência para «O Natural»

• Reparação

• Regenerativa

• Produtos, Componentes e Recursos mantêm sua utilidade e valor

A MEGATENDÊNCIA DO «NÃO»

Na mira dos grupos «Naturais» estão os Aerossóis. Devemos estar cientes de que em algum momento as imagens podem sair nas redes sociais de uma lata de aerossol, dani cando um animal e você pode gerar toda uma campanha contra este produto.

Por que você consegue? Porque estamos em uma era de mudanças muito profundas que ainda não percebemos o quanto é. Estamos em um ponto de importância como quando a Idade Média entrou em colapso e o Renascimento chegou.

O mundo está mudando precisamente por causa dessa hipercomunicação, mas por causa dos importantes avanços que temos que nos estão fazendo viver na melhor época que a humanidade e curiosamente é a época em que grande parte da população humana pensa que ta indo muito mal pra gente.

Estamos diante do precipício ecológico; as cidades serão inundadas pelo aumento do nível dos oceanos. Vai acabar com a agricultura por causa da secura, etc., está se sentindo em geral. Estamos em uma situação crítica e também estamos muito chateados com o que está acontecendo globalmente.

O ANTROPOCENO: UMA NOVA ERA DA MÍDIA

Nesta Nova Era uma estratégia de comunicação holística

• No Institucional

• E caz

• Com mensagens-chave frescas, críveis e em constante mudança

Estamos enfrentando uma grande mudança, mas uma mudança que tem muita esperança. E nesta nova era são necessárias novas formas de comunicação holística e integral; formas de comunicação muito mais e cazes, não ligadas ao que hoje conhecemos como comunicação.

É muito importante a presença dessa nova forma de comunicação instantânea, uma comunicação muito emocional e que forma tendências que mudam estruturas políticas, estruturas econômicas, formas de processo industrial e que precisamos estar atentos disso. Uma estratégia de comunicação que não é institucional porque nessa cultura de «não» tudo o que é institucional não vemos, negamos. Tem que ser como todos os políticos populistas conseguiram chegar ao poder com uma comunicação aparentemente muito próxima das pessoas, muito fresca e que diz as coisas como deveria ser.

A informação deve ser analisada através de uma comunicação que é novidade que concorda com o que as pessoas esperam hoje. São informações curtas, muito próximas das pessoas, com uma linguagem muito simples e que têm que soar espontâneas. Essas questões de cuidar da linguagem – o que seria desejável – não está mais operacional, precisamos mudá-la para a comunicação que é e caz com mensagens críveis e em constante mudança que é uma das características que as sociedades estão pedindo atualmente para estar em uma mudança permanente.

A TERCEIRA ERA DA HUMANIDADE:

Estamos começando algo tão importante quanto a mudança nos últimos 5000 mil anos. Tão importante quando a Idade Média entrou em colapso, mas tem a ver com as três grandes mudanças que a humanidade teve que faz 400,000 anos atrás, na idade da pedra, porque  zemos algo extraordinário, os seres humanos foram quem começaram a produzir nossa própria energia e lidar com isso: O Fogo.

1a 400,000 anos atrás. Idade da Pedra.

2a 10,000 anos atrás. Início da civilização: agricultura, pecuária.

3a Século XXI: Idade do Conhecimento.

Com essa grande mudança temos disjunções e expectativas que não imaginamos que existiriam. O homem nunca tinha imaginado que havia a possibilidade de que nos extinguemos e nunca antes enfrentamos mudanças planetárias causadas por nossa própria mão: Aquecimento Global, Buraco de Ozônio, Perda acelerada de Espécies.

Estamos dentro de um dos tempos mais profundos de mudança da humanidade: como nunca antes nos dez mil anos de civilização que temos, enfrentamos desafios verdadeiramente existenciais.

O clima da Terra mudou muitas vezes; no entanto, nunca houve uma mudança tão drástica e perigosa antes. Uma mudança que afeta nosso meio ambiente, a economia, a sociedade e é uma ameaça ao planeta.

O aumento da temperatura global terá consequências muito sérias para a humanidade e para qualquer criatura viva, incluindo um aumento no nível do mar que será uma ameaça para pequenas costas e ilhas, bem como o aumento e agravamento dos fenômenos Meteorológica.

No século passado, a temperatura média da superfície da Terra aumentou perto de 0,6o Celsius. Evidências mostram que a maioria dos eventos do aquecimento global que ocorreram no planeta nos últimos 50 anos foram causados pela atividade humana.

Em seu Quinto Relatório, publicado em 2014, a Agência Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) previu que a temperatura média da superfície global aumentaria de 1.4 até 5.8°C até o  final deste século.

Se continuarmos na taxa atual, aumentaremos as concentrações de CO2 na atmosfera, dobrando o nível atual. Isso provavelmente aumentará a temperatura global entre 2 e 5 graus Celsius.

Excetemos a biocapacidade da Terra, usamos mais recursos naturais do que a Terra pode gerar e produzimos mais dióxido de carbono, do que a Terra pode absorver.

Hoje, no nível planetário, usamos o equivalente à capacidade de 1.5 planetas Terra para atender às nossas necessidades. Tudo isso terá impacto no derretimento, nos oceanos, no vapor de água, nas nuvens, nas mudanças na vegetação… O

impacto no ecossistema pode ser irreversível.

• Avançar com o projeto humano sem destruir nosso meio ambiente no processo.

• Atender às nossas necessidades legítimas e realizar nossos sonhos em harmonia com a Natureza.

NAVEGANDO NO ANTROPOCENO

Uma nova Era Geológica na qual, pela primeira vez nos 3.8 bilhões de anos de Vida na Terra, uma única espécie, por sua própria mão, modi cou os equilíbrios planetários: O ANTROPOCENO.

O ANTROPOCENO É A IDADE DO CONHECIMENTO:

Nos últimos 64 anos (1950-2014), a humanidade produziu 1 x 109 a quantidade de informação que foi gerada nos 10,000 anos de civilização.

O México é o quarto país com maior diversidade biológica, e o segundo maior em diversidade ecossistêmica do mundo. Dez por cento das espécies terrestres e vegetais do planeta estão em nosso país.

Plantas, animais e microrganismos formam redes complexas e interconectadas de ecossistemas e habitats que, por sua vez, oferecem serviços ecossistêmicos infinitos dos quais depende de toda a vida.

Pessoas e comunidades devem tomar decisões. Somos quem somos hoje por causa das escolhas que  zemos ao longo de nossa existência..

VISÃO:

• Navegando o Antropoceno com certeza no curso e alegria pela vida.

• Vida em harmonia com a Natureza.

Comentarios
Loading...