Novos propulsores sustentáveis e o seu impacto na indústria de aerossóis inalados-MDI

Julio Vega, dos Laboratórios Cassará, falou sobre os novos propulsores sustentáveis e seu impacto na indústria de aerossóis inalados-MDI, no qual explicou o que são esses novos propulsores e seu impacto nessa transição para aerossóis. Ele também mostrou algumas regulamentações que já começaram a aparecer na Europa e as tendências futuras que esperamos.

ÍNDICE

• O que é um MDI?

• Novos propulsores de baixo potencial de 

   aquecimento global (LGWP)

• Impacto da transição nos componentes do MDI

• Regulamentos

• Tendências futuras esperadas

• Conclusões

1. O que é um MDI?

Um aerossol de dose média (MDI) é um pequeno dispositivo que fornece uma quantidade medida de medicação para os pulmões. Ele usa um propelente químico para produzir o aerossol (a descarga), que carrega a quantidade medida (dose) do medicamento. O aerossol que sai do MDI contém tanto o propelente quanto a droga. 

Isso é chamado de um sistema complexo de vários elementos interagindo entre si.

Como usar um MDI?

1.- Coloque o cartucho de metal no «estojo» e se certifique de que está devidamente fixado.

2.- Agite o inalador várias vezes para misturar o propelente com o medicamento. 

3.- Retire a tampa do bocal.

4.- Expirar até o final da respiração normal. 

5.- Segure o inalador na posição vertical (com o bocal na parte inferior).

6.- Coloque o bocal na boca, atrás dos dentes e sobre a língua. Feche os lábios ao redor do bocal para que o medicamento não entre em seus olhos.

7.- Ao enxaguar profunda e lentamente pela boca, pressione a parte superior do cartucho do inalador de metal até o fim.

8.- Prenda a respiração por 5 a 10 segundos. 

9.- Exalar lentamente.

O uso de um spray de MDI requer uma técnica que o médico tem que explicar aos pacientes. Pode ser um pouco complicado coordenar a pulsação com a inalação e para evitar esse problema existem espaçadores que são recomendados para uso em menores.  

Onde queremos depositar a droga?

O tamanho ideal para depositar partículas aerodinâmicas é entre 1 e 5 um (mícrons). Essas são as partículas com maior probabilidade de chegar à área onde queremos: brônquios, bronquíolos e alvéolos.

As partículas Mídis são:

Gotículas (formulações em soluções)

* Formulações onde o propelente e o cossolvente que dissolve a droga estão disponíveis.

Cristais micronizados (formulações em soluções)

* A droga é suspensa em micropartículas

Quando você vê essas partículas sob o microscópio, você não necessariamente terá essas medidas, porque o que importa para a deposição é:

A deposição é a fração maciça de droga depositada nos brônquios, bronquíolos e alvéolos. O desempenho mais importante de um inalador é quantas partículas são depositadas na área do sistema respiratório, cada vez que o aerossol é expelido, porque essa parte do medicamento será responsável por sua eficácia. Qualquer coisa que não seja depositada lá e seja consignada em outro lugar causará efeitos adversos.

Quais doenças são tratadas com MDI?

Asma

Um distúrbio inflamatório das vias aéreas que causa uma obstrução periódica e reversível do fluxo aéreo, geralmente em resposta a um alérgeno, irritante químico, infecção ou estímulos físicos, como ar frio ou exercício.

DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica)

Enfisema: danos aos alvéolos dos pulmões.

Bronquites crónica: inflamação prolongada das vias respiratórias.

Acomete principalmente fumantes de meia-idade e idosos.

Quais medicamentos são administrados com MDIs?

O que está acontecendo, porque a transição?

O que está acontecendo é em parte devido ao aquecimento global, a temperatura da Terra está aumentando, o que pode levar a eventos catastróficos. Então, o que aconteceu em 2016 com o Protocolo de Montreal (Acordo entre vários países para a eliminação do consumo e produção de substâncias que empobrecem a camada de ozônio e que se comprometeram a cumpri-las). Dado esse sucesso, se considerou agora que o novo desafio ambiental era reduzir o efeito estufa.

Quando os clorofluorcarbonos (CFCs) que destroem a camada de ozônio foram eliminados, a indústria de aerossóis de inalação teve que mudar de propelentes clorados para propelentes não clorados que são HFAs (hidrofluoroalcanos); bem, agora temos que dar outro salto, porque eles ainda têm um efeito estufa ainda maior. As autoridades estão pedindo para mudar novamente para propulsores que têm menos efeito. 

Países desenvolvidos como EUA, Canadá, Europa, Japão e outros têm que baixar seus níveis de gás porque até 2030 não poderão usar os gases que usamos na América Latina. Não é o caso dos países do Artigo 5 do Protocolo de Montreal: Argentina, Brasil, México, 

China e outros, que são considerados de menor nível de desenvolvimento, por isso têm mais tempo para trocar de propulsores. Com isso, é provável que o preço comece a subir e as empresas tenham que mudar por motivos de mercado. 

MDI: A Formulação 

Propelente: gás liquido.

Os propelentes são sempre gases liquefeitos e na indústria de aerossóis, podemos estar acostumados com gases comprimidos, mas esses não são usados porque a versão varia e o que acontece, que o tamanho das partículas de aerossol está aumentando e no nosso caso do MDI, esse tamanho é muito crítico, portanto, ao utilizar o gás liquefeito, ele mantém a pressão praticamente constante. Durante o esvaziamento podemos garantir que, da primeira à última dose, ela tenha praticamente a mesma distribuição, por isso são utilizados gases líquidos.

Estes são os gases do Protocolo de Montreal (camada de ozônio)

Se você comparar essas formulações, verá que a quantidade de flúor na molécula para a mesma quantidade de carbono (C) é menor. O que fizemos foi remover o flúor da molécula que, por um lado, dá menos efeito estufa, mas estamos nos assemelhando a hidrocarbonetos, então temos inflamabilidade; esse é o problema, que os novos gases são inflamáveis. 

HFO 1234 ze(E), que é outro candidato a ser substituído, não é declarado inflamável no princípio, mas certas precauções devem ser tomadas, quase se assemelhando a um gás inflamável. 

El Isobutano: em Cassará temos uma patente registrada em México e Brasil de aerossóis com Isobutano, que tem a vantagem de efeito invernado muito baixo. 

A pressão de vapor é importante porque quanto maior a pressão de vapor, menor o tamanho da partícula. Não é a única coisa que influencia, mas influencia. Quanto à densidade: quando é muito baixa, menor a taxa de sedimentação. Ou seja, quanto maior a densidade, quanto mais lenta for a sedimentação, melhor será a uniformidade entre as doses, pois haverá menos sedimentação dentro do aerossol. 

Kb ou Índice de Kauri-Butanol é um número empírico que dá uma ideia de quão bem eles dissolvem outras substâncias e serve para medir melhor a eficácia de limpeza de líquidos não aguados. 

Outros excipientes

Na indústria farmacêutica, quando usamos um novo excipiente, você tem que fazer um pacote de segurança animal antes de poder usá-lo em uma fórmula humana. Então, as pessoas tentam usar excipientes que já foram usados em outros produtos para evitar ter que fazer estudos clínicos em animais. Então os que estão na lista em baixo são os que já foram usados:

Comentarios
Loading...