Segurança em fabricas do Aerossois

0

Por: Ing. Q. Máximo R. Kusselewski Director Técnico de Válvulas FADEVA.

Por exemplo, alguns dos procedimentos escritos são: comissionamento de plantas, prisão de plantas, tarefas de manutenção emergencial, programas preventivos e preditivos, descarga da APS do caminhão a granel. Basicamente, nesses procedimentos, nota-se, que interruptor para desligar, que ventilação interromper ou qual válvula fechar.

Outro exemplo, de procedimento, é o re gancho manual do sistema automático de controle de emergência. Esta operação é necessária quando esses sistemas de detecção causam uma interrupção de todas as operações da fábrica e devem ser colocados de volta em operação.

Todas as intervenções, na área, seja por manutenção ou outro motivo, devem ser realizadas utilizando os formulários correspondentes, licenças e com indicação de presença de pessoal no setor. Ao realizar cada uma dessas operações, o registro correspondente criado deve ser preenchido para permitir a rastreabilidade das operações da usina.

1.7 Design da planta

Um dos riscos mais importantes que um projeto de segurança vegetal deve prever é o projeto de segurança contra incêndio. É necessário ter nele todas as «Defesas Passivas» que reduzem a probabilidade de ocorrência do referido evento.

Queremos dizer «Defesas Passivas» para todas essas medidas preventivas e passivas de proteção que são levadas em conta para a concepção de uma planta como: setorização, escolha de materiais de construção, distribuição e isolamento de riscos, etc.

1.8 Importância da setorização

Em um projeto de planta geralmente há um terreno ou propriedade em que as diferentes obras civis que constituirão as diferentes premissas em que futuras atividades serão realizadas tais como: granel, depósitos de matérias-primas e materiais de embalagem, plantas de processamento, embalagens, instalações de manutenção, escritórios, etc. Geralmente é bem recebido que essas instalações estão ao lado ou lado a lado, pois isso facilita a transferência de matérias-primas e produtos minimizando o transporte interno e a movimentação de pessoal. Dessa forma, cada andar devido a essa integração com grandes espaços de comunicação constitui uma única unidade em que as atividades estão totalmente ligadas e interconectadas. E o fogo neste caso também é total. Simplificando, um início de incêndio que não pode ser controlado se espalha irremediavelmente em todas as direções e abrange todas as instalações.

Setorizar significa separar e, neste caso, separar significa que os incêndios afetarão apenas uma das partes do complexo fabril, salvando as outras do acidente. Quando uma ampla propriedade está disponível, essa separação é simplesmente construindo as instalações separadas mantendo distâncias de segurança entre eles. Essas distâncias de segurança variam de acordo com os riscos de cada local, sua carga de fogo, a presença de inflamável, etc.

Quando o espaço não está disponível também é possível setor usando separações físicas como firewalls, portas de fogo duplos, etc. Essas separações resistirão à ação do fogo por um determinado período de tempo para que o fogo não se espalhe e possa ser extinto antes que afete as instalações adjacentes. Existe uma regulamentação completa que regula as condições de projeto dessas separações de acordo com a magnitude do acidente que é considerado para cada local.

Existem dois tipos de design de plantas que sempre foram usados na América Latina, ou pelo menos aqueles que conheço. Um deles todos os procedimentos de processamento e embalagem é feito em um único gabinete: é gaseado, o concentrado é colocado, então os atuadores, as tampas e até mesmo a embalagem é feito. Em outros casos há um espaço exclusivo para gaseificação e o restante das operações são feitas em um setor de condicionamento. Neste espaço exclusivo você pode realizar a operação de gaseificação sem a presença de pessoal, somente com uma câmera é a operação monitorada remotamente.

Os bunkers podem ser fechados e protegidos ou abertos, ao ar livre, o que também é uma maneira de projetar o sistema de gaseificação.

É importante que, à medida que novas plantas sejam projetadas, o projeto de enchimento da APS (seja em bunker ou aberto) seja escolhido, separadamente do restante das instalações e se estiver fechado, de preferência não deve haver presença de pessoal durante a operação de produção. Dessa forma, essa área particular, que é de pequenas dimensões e onde, em caso de deflagração, ou explosão, pode ser protegida, suas consequências seriam mínimas em termos de envolvimento de pessoas e propriedades.

Trata-se de um esboço de diferentes possibilidades para a separação de setores:

Este seria mais ou menos um arranjo ideal onde há um setor de condicionamento, um bunker de gaseificação, setor de armazenamento, bomba de acionamento e descarga.

Aqui estão alguns detalhes deste tipo de instalação. Nesta fotografia é de um bunker ou setor de gaseificação que tem 3 paredes e teto resistente.Aqui estão alguns detalhes deste tipo de instalação. Nesta fotografia é de um bunker ou setor de gaseificação que tem 3 paredes e teto resistente.

1.9 Termos e Ações Inseguros

Ambas as situações podem levar a eventos como acidentes. Ações inseguras são os comportamentos que os funcionários que operam em usinas aerossóis tomam ao longo dos anos, onde os maus costumes são incorporados. Lembre-se que todas as tarefas devem ser planejadas, pois não pode haver tarefas improvisadas que ao longo do tempo estão adotando comportamentos inseguros que trouxeram e trazem riscos significativos para os funcionários.

Até agora, referimos exclusivamente a condições inseguras, que são instalações, linhas de produção, gerenciamento de fluidos e energia, mas não falamos de outro risco que seja essencial para completar o conceito de segurança no desenvolvimento de Aerossóis e são ações inseguras ou condutas inseguras.

Condições inseguras e Ações Inseguras são aquelas que inevitavelmente levam à geração de eventos indesejáveis, como Sinistros, Acidentes, etc.

Por que é importante se referir a ações inseguras?
• Se manipula PHC Inodoro e Incoloro
• Pelo menos nos países da região, as plantas convivem com funcionários do setor de GLP com outros do Bunker isolado

• Os riscos são subestimados
• Procedimentos seguros são abandonados
• O treinamento dos funcionários é insuficiente

Ações inseguras no Setor de Gaseificação De Plantas de Enchimento de Aerossol

• Bebidas legais com PHC.
• Jogue recipientes vazando em um tambor.
• Realizar aberturas maciças desnecessárias da APS (Troca de dose, cavitação da bomba, etc.)
• Cubra as aberturas de ventilação no inverno com caixas, mercadorias ou outros meios.
• Beliscando Aerossóis com um prego e uma vara • Use saldos eletrônicos comuns, relógios de parede em áreas livres de fontes de ignição.
• Utilizar celulares, Ipods, etc.
• Corte a grama com cortador de motor para explosão ou elétrica inadequada.
• Trabalhe com aberturas constantes nas cabeças de gaseificação.
• Usando ferramentas não adequadas

(Antichisposas).
• Use saldos eletrônicos comuns, relógios de parede em áreas livres de fontes de ignição. • Utilizar celulares, Ipods, etc.

• Corte a grama com cortador de motor para explosão ou elétrica inadequada.
• Trabalhe com aberturas constantes nas cabeças de gaseificação.
• Usando ferramentas não adequadas (Antichisposas).
• Cancele cobrindo os detectores com um saco mistura inflamável.
• Carregando itens que podem causar incêndios ou faíscas (isqueiros, fósforos, etc.).
• Realizar o trabalho de faísca sem tomar precauções (Moedores, brocas, choques metálicos, etc.)

Como você pode controlar os riscos gerados pelas Ações Inseguras há apenas uma forma de treinamento do empreendedor, dos comandos de mídia, dos operadores e até mesmo do pessoal de segurança, conclusão, tudo o que tem a ver com a fábrica.

Um operador não deve ser autorizado a entrar em uma planta e designá-la imediatamente para a área de Aerossóis e ter alguém instrui-lo a observar seus colegas e fazer o mesmo que eles. Se um funcionário vai entrar nesse setor para trabalhar deve ser previamente treinado, ele deve saber perfeitamente sobre o que é o seu trabalho e adquirir os hábitos de segurança para que ele entre para trabalhar naquela empresa e nos primeiros dias deve ser constantemente monitorado pelo supervisor para garantir que ele adquiriu esses hábitos.

Por fim, devo ressaltar e ressaltar a importância do referido treinamento permanente de segurança, de todos os funcionários que realizam tarefas na fábrica: empresários, técnicos e operadores e todos aqueles relacionados à operação de aerossóis, para evitar incidentes ou acidentes nas fábricas.

Tudo isso é para evitar o risco envolvido na presença da APS e do tipo de planta. Quando todas essas condições e ações seguras são cumpridas, essas coisas nunca devem existir.

1.10 Riscos para a Equipe

Sector de PHC

Se considerarmos que é uma planta em que o enchimento de GLP é realizado de forma automática e independente, devemos inferir que no setor não é normalmente o funcionamento do pessoal, apenas os funcionários autorizados a realizar os procedimentos estabelecidos estão presentes excepcionalmente, portanto, neste caso não há sentido em falar de riscos para os funcionários desse setor.

2. Setor de condicionamento

• Riscos mecânicos
• Perigos elétricos
• Poluição dos ambientes de trabalho • Pressão sonora e vibrações
• Higiene visual

2.1 Setor de depósito de aerossóis acaba- dosSes presentes

Principal risco: Grande carga de fogo Incêndio

2.2 Por que devemos cuidar do armazenamento de aerossol?

• Por causa da grande carga de fogo que apresenta seu armazenamento
• Devido à magnitude das reivindicações envolvendo ações de aerossol.

• Devido ao alto grau de propagação, esses tipos de incêndios presentes. Sprays ao estourar são projetados mais de 100 metros.
• Um aerossol formulado com um concentrado alcoólico e formas de GLP ao estourar inflando, uma bola de fogo de cerca de 40 cm de diâmetro imagine uma única paleta completa esvaziando. • Medidas preventivas são essenciais, pois a intervenção dos bombeiros é muito difícil nesses tipos de incêndios.

• Tão importante é o perigo de que o acúmulo de aerossóis em tanques seja alcançado pelas diretrizes de Seveso II para acidentes graves.

O padrão para solicitar o design das áreas de armazenamento aerossol é nfpa – 30B.

2.3 Como podemos nos proteger?

Não basta uma brigada de incêndio, nem com autobombas, mas com um ESFR, é um prinfer desenvolvido especificamente para tanques de aerossol. Supressão imediata e resposta magnífica porque descarrega uma grande quantidade de água, importante o suficiente para controlar automaticamente qualquer indício de acidente.

RESULTADO

3. TRANSPORTE DE AEROSSÓIS

O aerossol é considerado pelo Comitê de Especialistas das Nações Unidas como um Bem Perigoso para o Transporte. É por isso que você é atribuído um número que é 1950. Todas as agências IATA (ICAO-IT), IMO (IMDG), ADR, RID, Acordo Mercosul (Transp. Estrada) são baseadas nessas políticas. Os requisitos de segurança estão relacionados à sua classificação de risco considerando sua Inflamabilidade, Toxicidade, etc.

3.1 Categorias para Transporte Aerossol

• Comodidades de consumo: São Aerossóis transportados como bagagem acompanhada de passageiros.
• Carga Geral: Deve atender a todos os requisitos estipulados para o transporte de cargas perigosas.

• Quantidades Limitadas: implica uma série de isenções em conformidade com os requisitos estipulados para o transporte de cargas perigosas, devido à condição do aerossol de conter um pequeno volume de produto em cada unidade. Como resultado, o Sistema Aerossol envolve o perigo de bens perigosos, mas com um risco relativo significativamente menor do que o que corresponde a ele.

Comentarios
Loading...