Acelerando a inovação em embalagens de alumínio

COMO INOVAR

Inovação é sempre pensada como desenho de qualidade de impressão 3D,digital,blindagem,etc.,masnesta ocasião Sofía Reyes, da empresa Ball,

apresentou na XXXIX Convenção do IMAAC, o tema Acelerando a inovação em embalagens de alumínio, focado na questão do meio ambiente.

Como está a indústria de aerossóis, voltada para a embalagem, transformação, e como o consumidor e o mercado estão praticamente nos forçando a transformar?

Atualmente, vemos na embalagem de qualquer produto que as manifestações em termos de sustentabilidade e reciclagem já estão sendo cada vez mais latentes. Em qualquer artigo, certamente vem uma lenda sobre o conteúdo reciclado ou que já é um material 100% reciclável.

Então é hora de refletir sobre essas 3 questões:

1. Quão viável é continuar com essas declarações e torná-las 100% reais?
2. Existe material de conteúdo reciclado suficiente para chegar às mãos dos consumidores a longo prazo e em escala global?

3. É apenas no conteúdo reciclado que temos que concentrar para as embalagens?

Aqui, um modelo que a empresa Ball Corporation implementou, sobre como direcionar essa parte dos esforços de sustentabilidade nesta nova era de embalagens, é explicado:

A sustentabilidade é imperativa e temos de estar à altura do desafio.

• Como líderes, devemos sempre trabalhar para tornar nossa indústria em direção a um futuro mais sustentável.
• Estamos reimaginando, repensando, reconstruindo e reposicionando o cenário atual de embalagens
de aerossóis. Através da inovação incansável alcançamos resultados dramáticos.
• Bem-vindo à regeneração.

Maximizando a sustentabilidade: uma abordagem holística

• Neste modelo pretendemos realmente integrar as necessidades do mercado, por isso o planeta também está gritando com a gente com mil vozes que temos que começar a aplicar.

• Quando as pessoas falam sobre sustentabilidade, muitas vezes se concentram em reduzir, reutilizar e reciclar, mas precisamos olhar mais profundamente.

• Ao se concentrar em todo o ciclo de

vida do produto e na circularidade dos materiais, reduções drásticas da pegada de carbono podem ser alcançadas em escala global.

Esta abordagem holística se baseia em três pilares principais:

É focar justamente nisso que temos que começar a fazer esses ajustes da abordagem de sustentabilidade, não só mais no produto, mas desde o nascimento também, que é aí mesmo ou antes de onde a mudança começa a acontecer.

Mudança de Fornecimento

• É preciso energia significativa para produzir alumínio virgem, então é aí que começa.
• Com o aumento da demanda em todo o mundo, construímos uma nova cadeia de suprimentos que poderia apoiar nossas iniciativas em escala global.

• A grade certa garante acesso constante ao alumínio de baixo carbono feito com energia revogável.

Falando em embalagens, sabemos que tem uma demanda crescente de material de alumínio em todo o mundo e que, ao mesmo tempo em que temos que garantir uma cadeia de suprimentos permanente, também devemos mitigar o impacto que isso tem no meio ambiente: um impacto social, um impacto político. É aí que nos concentramos onde estamos levando esse alumínio.

Dizer que os materiais ou embalagens vão fazer totalmente feitos de alumínio reciclado é mentira, porque sempre vamos usar algum alumínio primário e é por isso que a importância de voltar a ver de onde estamos tirando.

Alumínio primário de baixo carbono

A energia é necessária para produzir alumínio primário, mas nem todo o alumínio é produzido da mesma forma. Se usarmos, por exemplo, fontes de energia renováveis, faremos uma grande diferença em contraste com o alumínio, que é feito com combustíveis fósseis. Sabemos que são geradas quantidades significativas de gases de efeito estufa, o que não acontece se fabricarmos alumínio com fontes de energia renováveis, como a energia hidrelétrica.

Simplesmente fazendo essa mudança na forma como a matéria-prima será obtida, podemos fazer uma redução de até 75% das emissões de dióxido de carbono. Um número muito importante e que vale a pena repensar.

Movimento de Potência

• Ao adquirir alumínio feito de recursos de energia renováveis, como a energia hidrelétrica, a Ball diminuiu drasticamente a quantidade de emissões de CO2e da criação de alumínio.

• 75% menos CO2e do que a média mundial para a produção de alumínio.
• 75% é a redução em termos de escolha da fonte ou da forma como estamos a obter o alumínio.

O que estamos fazendo com o produto, e o que vamos fazer a essa lata, a esse contentor que também tem impacto na sustentabilidade?

Composição é tudo.

•A inovação continua em todas as etapas do ciclo de vida do produto.
• Em 2014, a Ball introduziu uma liga patenteada e registrada que permite ao cliente ter uma embalagem mais leve usada com menos alumínio, mas funciona exatamente como uma lata mais pesada. O ponto principal é: «Eu uso menos material e faço uma lata mais leve».

• Isso permite um clareamento significativo das latas de aerossol sem sacrificar a integridade da embalagem.

As aparências podem enganar.

• Só de olhar, a embalagem não parece muito diferente, mas a leveza reduz o peso, mantendo a força e a estrutura.
• Menos peso e menos matéria-prima traduzido em significativamente menos energia utilizada na produção e no transporte.

• 30% mais leve em comparação com uma lata de alumínio padrão.

Aqui não estamos apenas vendo quanto material usamos, mas uma vez que, ao usar menos alumínio, também estamos tendo um impacto na energia usada na produção de embalagens e seu transporte.

Aliviando, Impacto pesado.

• Desde o início da produção, mais de 2.2 milhões de latas de aerossol real foram consumidas em mercados ao redor do mundo, resultando em 66,000 toneladas de economia.

• É o equivalente energético de economizar 28,553,580 litros de gasolina.
• O impacto realmente acontece e não é uma jornada fácil, mas definitivamente vale a pena começar a olhar para os nossos processos.

O modelo econômico tradicional e linear de apenas obter recursos em grandes quantidades, usando o modelo geralmente por um período de tempo muito curto de e acabando jogando fora, é um modelo que não funciona mais, já está obsoleto, e a sociedade já sabe e está pendente do que isso tem de impacto no meio ambiente. Há realmente uma urgência em repensar a economia circular e os benefícios para nós como indústria são muito claros.

Reciclagem ReAl

• Para cumprir metas ambiciosas de sustentabilidade, sabemos o quanto é importante trazer mais conteúdo reciclado para o sistema.
• As latas de aerossol esférico incorporam até 50% de conteúdo reciclado. Estamos comprometidos com iniciativas que aumentem a oferta global de alumínio reciclado.

Se trata realmente de coletar e se colocarmos conteúdo reciclado em uma lata, perto de 50%, já estamos causando um grande impacto, não apenas no suprimento global, mas também na quantidade de energia que está sendo consumida contra a criação de alumínio virgem. Com essa referência, 95% menos energia utilizada nessa matéria-prima é realmente uma vantagem.

O alumínio é infinitamente reciclável. Pode ser reciclado de novo e de novo sem perder a sua qualidade e isso faz com que seja o material mais valioso quando se trata de reciclagem. Nunca veremos uma lata de cerveja ou refrigerante jogada na rua, porque alguém sempre vai e pegá o lixo. Há sempre um modelo econômico por trás disso, e temos em nosso poder, em nossa indústria, um contêiner que pode fazer parte dessa cadeia. De verdade, temos que começar a fazer alguma coisa.

Por que começar do zero?

• O uso de conteúdo reciclado usa 95% mais energia do que a criação de alumínio virgem, tornando em um contribuinte significativo para reduzir sua pegada de carbono.

• 95% Menos energia usada do que a criação de alumínio virgem.

Verdadeira Clareza

• Alumínio infinitamente reciclável, mas que só importa se for reciclado.
• Hoje, nem todos os países processam efetivamente aerossóis. Trazer mais material pós-consumo para
a lixeira e retornar à circulação é fundamental para diminuir nosso impacto ambiental.
• Para garantir a longevidade de nossos esforços, devemos olhar além da produção e trabalhar juntos na indústria.
• 75% de todo o alumínio que foi produzido, ainda está em uso hoje.

Quanto às embalagens plásticas, aproximadamente 9% do plástico que foi produzido no mundo, ainda é usado até agora. Enquanto o alumínio, os 75% que foram produzidos a partir de toda a humanidade, ainda é válido para essa reciclabilidade infinita. A diferença é muito clara, o impacto é muito alto e temos de aproveitar o que temos nas mãos.

Falando definitivamente de reciclagem, há países como o México, que não estamos prontos para a reciclagem de produtos aerossóis e alumínio, mas temos que estar e é algo que, como indústria, devemos de voltar a ver e de como vamos avançar nessa direcção.

Sustentabilidade sustentável

• Parem com as estatísticas inflacionadas, estamos aqui para mudar radicalmente o jogo com soluções sustentáveis.

• Vamos expandir nosso compromisso com esse trabalho por meio de parcerias diretas com instalações de recuperação de materiais e campanhas de divulgação ao consumidor.

Há um ponto de questionamento em termos de tantas estatísticas que vemos à nossa volta na publicidade, nos produtos e nos rótulos. Parece que as marcas estão tentando ver quem coloca mais reciclagem em seus produtos, quem bate o outro, quem tira a embalagem mais leve, mas temos que parar com a parte das estatísticas infladas. Nós realmente temos que fazer mudanças, olhando para como estamos olhando para cada uma das empresas em que estamos participando.

Inovação em escala

• Falamos sobre reabastecer, redesenhar e recuperar. • Através desta abordagem holística, uma redução de 50% na pegada de carbono foi alcançada, escalável globalmente em comparação com uma lata de aerossol padrão.

Sempre otimizando

• Identificar oportunidades em todas as fases do ciclo de vida do produto nos permite fazer melhorias contínuas na sustentabilidade.
• Além disso, este sistema nos permite oferecer soluções de embalagem flexíveis que se adaptam às necessidades atuais.

É um modelo que funciona, que é real e é simplesmente baseado nesse conceito holístico que é, vamos ver como uma indústria, não apenas o produto, mas o que estou fazendo com minhas matérias-primas; o que estou fazendo nos meus processos e o que estou fazendo quando já entrego o produto no mercado.

Olhar para estas três partes é o que nos permite estar atualizados e continuar a fornecer soluções para o exigente mercado que estamos a enfrentar.

As novas gerações exigem muito em termos de sustentabilidade.

Inovação = Oportunidade

O mundo está mudando rapidamente, e as atitudes estão mudando com ele. Os consumidores se preocupam com o meio ambiente e acreditam que as marcas também devem.

Realmente, a empresa, a indústria que veste a camisa da sustentabilidade, da sustentabilidade, e tenta inovar não só os produtos, mas tudo ao nosso redor pensando nessas questões, é quem vai sobreviver.

A inovação, esta mudança que enfrentamos, está justamente voltada para o meio ambiente e é algo que, como indústria, todos devemos atender e começar a responder às demandas desta geração.

Bem-vindo à regeneração, este é apenas o começo.

Comentarios
Loading...